Publicado às 14h30 deste sábado (30)

Se a cidade do Rio de Janeiro decidiu abolir o uso de máscaras em locais públicos, a partir deste sábado (30), em Serra Talhada isso está longe de acontecer. Neste sábado, uma enquete feita no Programa do Farol no YouTube, revelou que 98% dos participantes de uma enquete sobre o assunto não desejam abolir a indumentária. Por outro lado, a diretora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Karla Millene, foi questionada sobre o tema na TV Farol, e foi diretamente contra a medida.

VEJA A ENTREVISTA NA TV FAROL

“O vírus ainda não desapareceu da face da terra, ele continua circulando, ele vai continuar sofrendo mutações, até mudar para uma variante menos grave e a gente vai ter que aprender a conviver como a gente convive com a gripe, com o resfriado, o H1N1 e vai entrar no nosso calendário de vacina para Covid todo ano, para a população elegível para ser vacinada, mas ainda não é momento de tirar a máscara e da gente descuidar e se deve continuar seguindo os protocolos”, detalhou Millene.

RISCOS DAS VIAGENS

Ainda durante a entrevista, Karla Millene citou, como exemplo, que a medida que há flexibilizações muita gente pode relaxar, e cita como exemplo, as viagens.

“As pessoas precisam viajar ou a trabalho ou a lazer e aí elas podem ao retornarem trazerem linhagens novas e cepas e variantes novas do vírus para cá, a gente deve sim continuar lavando as mãos, usando a máscara, mantendo o distanciamento, porque quando a gente contrai o vírus a gente mesmo vacinado, não se sabe como é que o organismo da gente vai reagir aquele vírus no nosso organismo, principalmente quem tem doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes, problema renal, câncer, então ainda não é o momento. O secretário estadual André Longo, ele continua preocupado com a flexibilização, ele continua preocupado com o relaxamento, a gente pode até flexibilizar em algumas coisas, mas não relaxar o nosso autocuidado, a gente deve continuar usando sim a máscara e se protegendo, quem não quiser se proteger, paciência”, reforçou.