Publicado às19h30 desta quarta (19)

A diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), Karla Millene, concedeu entrevista ao programa Falando Francamente, na TV FAROL no YouTube, e comentou o atual cenário de contágio pela Covid-19 em Serra Talhada e as infecções por gripe Influenza H3N2. Karla reforçou o alerta aos cuidados como distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e falou da importância da vacinação de crianças, que já começou em Serra Talhada [veja aqui].

CLICA NO VÍDEO!

ÔMICRON

“Ontem nós tivemos uma reunião com o nosso secretário estadual de saúde para analisar o cenário epidemiológico do estado de Pernambuco. O que a gente percebe é que as síndromes gripais, a epidemia da Influenza ela começa a desacelerar e a gente começa a perceber uma aceleração dos casos de covid, muito provavelmente já pela variante Ômicron, uma vez que ela já foi encontrada e detectada em 67% das cidades de Pernambuco.”

Veja também:   ALEPE: Augusto César apresenta projeto para segurança em prédios comerciais e residenciais

ESTADO DE ALERTA

“É muito importante está falando para todos, alertando que a gente deve continuar mantendo os cuidados, mesmo vacinados com primeira dose, com segunda, com o reforço. Aqueles cuidados básicos: usar a máscara cobrindo o nariz e a boca, evitar coçar o olho, evitar coçar o nariz, evitar coçar a boca. Se fizer isso, lavar a mão com água e sabão, lavar com álcool a 70%. Evitar o toque às pessoas, o toque, o abraço e aperto de mão e a distância de 1 metro. Fez tudo isso e mesmo assim apresentou sintoma gripal, deve procurar a unidade de saúde para receber os cuidados médicos.”

Veja também:   Manoel diz que vai calçar 20 ruas em Serra Talhada

NÃO TEMOS TESTES PARA TODOS

“Nós não temos testes para testar se o indivíduo contraiu a Influenza A, H3N2, H1N1. Nós não temos testes rápido para fazer em toda a população, então nós testamos os indivíduos com Síndrome Respiratória Aguda grave e que estão internados nas unidades hospitalares, que seja municipal ou referência estadual. Nesses, a gente colhe o Swab nasal, encaminha para Recife para que seja feito a biologia molecular, o RTPCR, que é o teste padrão ouro em Recife, e é feito a testagem para a covid em primeiro lugar. Se for negativo, é que testa para a Influenza A  para descobrir qual é a subtipagem. A nossa recomendação a todos os municípios é que testem os indivíduos para covid porque a nossa maior preocupação agora é com a disseminação da Ômicron.”

Veja também:   FAROL homenageia pai serra-talhadense com um surpreendente presente da Bella Cestas; confira