Livro conta a história da Matriz da Penha em Serra TalhadaPublicado às 04h40 desta sexta-feira (2)

Na Festa de Nossa Senhora da Penha o arquiteto Ícaro Diniz está lançando seu primeiro livro “O Trajeto da Penha”, que apresenta a história de Serra Talhada a partir da dinâmica da padroeira no processo de desenvolvimento urbano da cidade. Na obra, a transformação urbana se deu em três principais cenários na qual a Igreja era a protagonista na forma como a cidade se desenhava.

“A grande descoberta se deu pelo achado no livro de tombo da paróquia da Penha, de que a atual Matriz em Serra Talhada foi projetada para ser construída na cidade de Salgueiro-PE, que na época tinha como coronel Veremundo Soares que doou o projeto para Serra Talhada que tinha como coronel Cornélio Soares, seu sobrinho. Um outro fato é a descoberta de quem foi o arquiteto que projetou e construiu a atual igreja, que nunca se teve conhecimento, se tratando de Simões Ferrari, vindo da Romênia, e tendo seu projeto outro destino, veio à Serra Talhada para executá-lo, como descreve o documento”, antecipou o autor.

O livro apresenta alguns fatos que chamaram a atenção em relação a devoção de Nossa Senhora da Penha, que apareceu na Espanha em uma serra chamada Penha de França, na qual apresenta a silhueta de sua formação geológica muito semelhante em um determinado ponto de vista à nossa Serra Talhada. A exposição do livro está acontecendo durante a festa da padroeira ao lado da Igreja da Penha e ficará durante todo o período do novenário, onde se poderá adquirir seu exemplar.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA NA TV FAROL