Fotos: Arquivo Pessoal cedidas ao Farol de Notícias 

Publicado às 04h46 desta sexta-feira (2)

O crescimento do setor de academias, lojas de artigos fitness e serviços denotam em Serra Talhada o aumento do interesse da população na prática de atividades físicas. Nesta quinta-feira (1º) foi comemorado o Dia do Profissional de Educação Física por instituição da Lei Federal 9696/1998 que regulamenta a profissão.

De acordo com Camila Rafaela da Silva Nascimento, 33 anos, que é bacharel e licenciada em  Educação Física e pós-Graduada em Avaliação e Treinamento para grupos especiais, que atua há quatro anos na área que escolheu através de sua paixão pela dança. Camila comentou como Serra Talhada está se tornando uma cidade mais saudável com prática de atividades físicas.

“Após a pandemia, tem aumentado muito a procura por espaços onde possa estar praticando exercícios físicos, e desta forma a procura por profissionais de educação física. Ficamos felizes em ver como a população está mais consciente dos benefícios do exercício físico como prevenção e tratamento de diversas doenças. Exercício físico é um medicamento natural e gratuito”, aconselhou.

A serra-talhadense Divaneide Lopes Leite de Sá Padua, 46 anos, a famosa Diva, tem 24 anos de profissão e hoje atua como coordenadora técnica da Selfit Academias de Serra Talhada, é uma apaixonada desde a adolescência pela educação física e a musculação, que é sua área de atuação atualmente.

“O profissional de Educação Física tem pleno conhecimento sobre as particularidades de cada corpo, por isso é fundamental seu acompanhamento na prática de exercícios físicos, que é um dos pilares para uma vida muito mais saudável. É por isso mesmo que executar esses exercícios depende muito da participação de um profissional, para evitar possíveis danos ao corpo que podem decorrer dessa prática”.

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

De acordo com as profissionais serra-talhadenses, ser acompanhado por um Profissional da Educação Física além de auxiliar a evitar lesões e treinos  errados, auxilia para que os clientes sigam treinando por mais tempo.

“Ao treinar com personal trainer a pessoa terá avaliações periódicas da composição corporal e das capacidades físicas para analisar a sua evolução e ajustar de acordo com os resultados e objetivos e isso também ajudará a manter a motivação. Além do tipo de treino melhor para casa cliente. Por isso a importância de se procurar um profissional formado e registrado no conselho federal e regional de educação física”.

Diva também chamou a atenção para as especificidades de cada tipo de corpo, necessidade de exercício e até mesmo a intenção por trás das práticas.

“É importante que haja a compreensão do papel deste profissional na orientação das atividades físicas para atender as diversas particularidades que cada pessoa demanda. Os corpos se diferem em diversos pontos, como resistência, flexibilidade, massa muscular, gordura etc. Cada um desses fatores, e outros tantos, infere a relevância desse profissional, com formação e capacitação na área e preferência por Ensino Superior”, finalizou Diva.

Parabéns a todos os profissionais de educação física de Serra Talhada!