EuclidesO fim do lixão de Serra Talhada deveria acontecer na próxima semana, mas o governo Luciano Duque anunciou que não será possível respeitar a Lei 12.305/10, a qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Uma das saídas encontradas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, para justificar a falha foi direcionar a culpa na gestão do ex-prefeito Carlos Evandro.

Segundo Euclides, a legislação fora aprovada há 4 anos e não houve qualquer preparação da então gestão carlista em adiantar as políticas necessárias para a execução da Lei 12.305 no governo Duque. “Se a gestão passada tivesse tido um olhar mais precioso e responsável com relação à Lei, hoje não estaríamos com essa dificuldade, teríamos o aterro implantado, isso, por conta dos recursos que se poderia ter ido buscar, mas são águas passadas”, disse Ferraz, durante entrevista à rádio A Voz do Sertão AM.

“A gestão em 2013 recebeu um orçamento da gestão passada que sequer tinha uma receita orçamentada (para o meio ambiente). A nossa secretaria foi criada em 2013 sem recursos e com a previsão de fazer remanejamento de verbas de outras pastas”, justificou o secretário Euclides Ferraz. Por oito anos, o atual prefeito Luciano Duque fez parte da gestão Carlos Evandro como vice.