Foto manipulada digitalmente. Créditos: Redes sociais (Foto original: Jean Pierre Laffont)

Por Revista Fórum

 

As redes sociais, que adoram uma “bomba” para reverberar todo tipo de discurso precipitado e odioso, antes mesmo que uma informação seja confirmada, entrou em parafuso nos últimos dias após o surgimento de uma suposta do presidente Lula e de seu homólogo venezuelano Nicolás Maduro. Mas não, não se trata de uma imagem registrada durante a reunião de líderes sul-americanos realizada na última semana em Brasília.

Na tal “foto”, dois homens de mãos dadas, que “nitidamente” seriam Lula e Maduro, aparecem em trajes de bondage, feitos em couro, num retrato que claramente teria sido feito há muitas décadas. As legendas variam, a depender da publicação, mas em sínteses os diferentes autores afirmam que os dois estariam num show de rock em 1984.

A foto é obviamente uma fraude. Os rostos dos dois políticos foram colocados digitalmente numa foto real de dois homens que participavam da 2ª Parada do Orgulho Gay de Nova York, em 1971. O fotógrafo autor da imagem, Jean Pierre Laffont, na publicação original, coloca a seguinte legenda: “Dois homens aparecem em shorts curtos e roupas de bondage na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay, na cidade de Nova York. A palavra orgulho, em oposição à vergonha, lembra aos homossexuais que eles devem ter um senso de dignidade e satisfação em admitir sua diferença sexual”. Veja a foto original clicando aqui.