Por Metrópoles
Um ataque destruiu a barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, causando inundações em Kherson na madrugada desta terça-feira (6/6).
A estrutura está localizada ao sul ucraniano, em uma região de disputa e atualmente controlada pela Rússia. Os dois países trocam acusações sobre quem foi o responsável pelo ataque.
A explosão resultou em evacuações em massa e cortou o abastecimento de água e energia elétrica na região. Segundo agências de notícia locais, mais de 20 mil pessoas precisaram ser evacuadas e Kiev emitiu um alerta para inundações generalizadas.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou uma reunião de emergência com os chefes de segurança, em razão da gravidade do ataque. Segundo o governo de Kiev, a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios.
“A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano. Nem um único metro deve ser deixado para eles, porque eles usam cada metro para o terror”, escreveu.
O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. O governo da Ucrânia informou que moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas.
Veja os vídeos:
Russian terrorists. The destruction of the Kakhovka hydroelectric power plant dam only confirms for the whole world that they must be expelled from every corner of Ukrainian land. Not a single meter should be left to them, because they use every meter for terror. It’s only… pic.twitter.com/ErBog1gRhH
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 6, 2023
/1. Today the dam of the Kakhovka reservoir was blown up in Nova Kakhovka, Kherson region. Many coastal settlements are flooded, some houses are blown away by a strong stream of water. pic.twitter.com/m2Dn1FC0Q8
— Special Kherson Cat 🐈🇺🇦 (@bayraktar_1love) June 6, 2023
Em outubro, Zelensky afirmou que russos haviam colocado explosivos na barragem de Kakhovka, que rompeu hoje.
Líder ucraniano disse que rompimento na hidrelétrica sob controle de Moscou causaria um desastre equivalente ao “uso de armas de destruição em massa”.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/IPzPBUqkfN
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2023