Do Blog da Folha

 

Dando continuidade à sua agenda em Pernambuco, o pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentra seus eventos nesta quinta-feira (21) no Recife. Ele começa o dia reunindo representantes da cultura pernambucana, no Teatro do Parque.

A reunião será fechada, com acesso apenas aos convidados. De lá, Lula segue para um almoço na casa do pré-candidato a governador, Danilo Cabral (PSB) – onde se encontrará com lideranças locais.

 

Classic Hall
Para encerrar o dia, o petista vai participar de um grande encontro com a militância, no Classic Hall, a partir das 17h. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas estejam presentes. Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer no Pátio do Carmo, no centro do Recife, mas por conta da possibilidade de chuva, foi transferido para o espaço.

Segundo a direção regional do PT, não estão previstas agendas paralelas de Lula com outras lideranças partidárias.

O evento está sendo organizado pelo próprio PT (nacional e estadual) e lideranças de outros partidos, como o PSOL, estão mobilizando seus eleitores para participar. Nas redes sociais, os petistas têm divulgado dicas para quem for participar do evento e o que será possível levar.

“O balanço que nós fazemos desse primeiro dia é que foi muito bom. Por onde passamos, as pessoas querem ver Lula e só saem do lugar quando ele vai embora”, afirmou a pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão – após o evento em Serra Talhada. Para a petista, Lula tem deixado claro o seu recado sobre seu apoio à Frente Popular.

 

Visita a Caetés
Antes do ato público em Garanhuns, Lula visitou ontem uma réplica da casa onde morou com sua mãe Dona Lindu e outros sete irmãos em Caetés, no Agreste de Pernambuco. O ex-presidente da República visitou o local ao lado de familiares e também de aliados.

A casa fica no Sítio da Várzea Comprida, a aproximadamente 250 km do Recife. A estrutura é de taipa, tem três cômodos e aproximadamente 30 metros quadrados.

Na cozinha, uma mesa com toalha de plástico azul e branco, dois tamboretes, um fogão de tijolo, um retrato do Coração de Jesus na parede, com um terço pendurado sobre ele. Tem duas janelas e uma porta.

Caetés é um ex-distrito de Garanhuns e hoje tem 40 mil habitantes. A chapa majoritária da Frente Popular acompanhou a visita e tirou foto ao lado da pintura de Dona Lindu, feita em preto e branco, e pendurada na sala. Também visitaram a casa os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos), que ressaltou a emoção do momento e João Paulo, que lembrou ter homenageado Dona Lindu quando foi prefeito do Recife e deu nome ao primeiro parque público de Boa Viagem, na Zona Sul.