Publicado às 18h10 desta quinta-feira (22)

Uma mãe, moradora do bairro Bom Jesus em Serra Talhada, teve que comprar uma ampola de Benzetacil no valor de R$ 25 e ‘doar’ ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), nessa quarta-feira (21), para que os técnicos da unidade aplicassem no seu filho. Em denúncia ao Farol, pedindo anonimato, ela disse que seu garoto, de 3 anos, foi diagnosticado com uma infecção bacteriana na pele e precisou da injeção com urgência.

“Eu cheguei lá por volta das 12h. Achei estranho ter que ir na farmácia comprar a ampola pra levar para o hospital. Disseram que tava faltando Benzetacil. Pensei: oxente, como é que pode um hospital desse tamanho não ter Benzetacil? Aí, o pessoal lá tava dizendo que estavam passando dificuldade, pois não era só a falta de Benzentacil, mas faltava também esparadrapos e até a comida dos pacientes que é o hospital fornece”, alertou a mãe, indagando: “É de estranhar, não é?”. Ao Farol, ela contou que esqueceu de guardar a nota fiscal da compra do Benzetacil “doado” ao Hospam.

O OUTRO LADO

O Farol de Notícias entrou em contato com o diretor da unidade médica, João Antônio Magalhães, para comentar a denúncia. Por telefone, o diretor confirmou que sim, o Hospam está com dificuldade para adquirir Benzetacil.

Quanto à informação da falta de esparadrapo e refeição aos pacientes, o diretor não negou que chega a faltar alguns insumos alimentícios, mas que no geral os itens são frequentes na unidade médica.

“Benzetacil de fato está faltando, mas não é por falta de gestão não é nem por falta de recurso do hospital. É porque o repasse é feito pelo Ministério da Saúde que não está repassando a medicação, não sei se por falta de matéria prima, enfim. Mas esparadrapo e comida [para os pacientes], a alimentação seguiu normal e o esparadrapo normal… Tem baixa de alguns insumos? Não vou ser hipócrita e dizer que não tem, [porque] tem”.