Publicado às 06h20 deste sábado (26)

A serra-talhadense Renata Eliodoro, moradora do bairro da Cagep, entrou em contato com a redação do Farol, e com muita indignação, disse que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro negou vacinar o seu filho, de apenas 6 anos, contra a Covid-19. Ela relatou que foi levar a criança para tomar a primeira dose, dentro da campanha ‘Dia C de Vacinação’, mas deixou o local sem a devida atenção.

“Se recusaram a atender o meu filho, porque cheguei no posto às 16 horas e o posto fechava às 17h. Foram logo me informando que só iriam atender quem já estava lá. Não podiam atender quem chegou às 4 da tarde, porque não podiam sair do posto depois das 17 horas. Ora, se não querem trabalhar, saiam e dêem a vaga a outra pessoa que queira”, desabafou Renata Eliodoro.

Segundo ela, em outros bairros o atendimento se estendeu até todas as vacinas acabarem. “Lá disseram que só na quinta-feira. Aqui na Cagep são folgadas e cheias de direitos”, reforçou.

O OUTRO LADO

A reportagem procurou o setor de Comunicação da Secretaria de Saúde de Serra Talhada, que além de rebater às criticas da mãe, orientou afirmando que a vacinação prossegue neste sábado e domingo, no Shopping Serra. Leia a nota a abaixo:

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as vacinas estão disponíveis para a população de segunda a sexta, das 07h às 17h, nas 23 universidades de saúde e no PNI.

Porém, nesta sexta-feira (25) houve o Dia C de Vacinação Infantil, com o objetivo de intensificar a vacinação das crianças contra a Covid-19.

Diante de ampla divulgação, tivemos uma procura muito positiva, o que deixou algumas unidades superlotadas, não sendo possível atender todas as pessoas até às 17h, horário limite para recolhimento das doses nas unidades.

Acerca da referida denúncia, ficou constatado que a paciente procurou a unidade da Cagep às 16h30, horário em que já haviam cerca de 30 pessoas na fila aguardando para serem vacinadas, o que impossibilitaria aos profissionais da unidade vacinar mais pacientes e fazer todo o procedimento de registro das vacinas no sistema até às 17h, uma vez que as doses precisam ser registradas imediatamente após cada aplicação.

Diante da situação, os profissionais orientaram a paciente a retornar no próximo dia útil, orientação dada a várias outras pessoas, que viram a quantidade de gente aguardando na recepção e entenderam os motivos, concordando em retornar posteriormente, até mesmo porque tem vacinas disponíveis diariamente.

Informamos ainda que a unidade ficou aberta até cerca de 18h finalizando a demanda de vacinas do dia, o que comprova a alta procura no Dia C.

Caso a criança tenha de 05 a 11 anos poderá ser vacinada neste final de semana, das 12h às 20h, no Shopping Serra Talhada, onde estaremos vacinando a criançada.

A SEC de Saúde aproveita para reforçar nossos contatos de Ouvidoria: (87)9.9632-5751 / 3831-6646.