Publicado às 05h19 desta quarta-feira (20)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que foi notificada de mais dois casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P). O primeiro caso trata-se de um paciente de 2 anos, do sexo masculino, morador do município de Paulista, que iniciou os sintomas suspeitos para a Covid-19 em 21 d dezembro. O menino, que teve teste rápido positivo para o novo coronavírus, recebeu alta hospitalar, sem sequelas no dia 04 de janeiro.

O segundo caso também é de uma criança de 2 anos do sexo masculino. O paciente, morador de Sertânia, Sertão do Moxotó, iniciou os sintomas suspeitos em 28 de dezembro. Com teste rápido também positivo para a doença, o caso evoluiu para alta hospitalar, no dia 05 de janeiro, sem sequelas.

Veja também:   Duque pede a regularização de casas de invasão em bairro de ST

Com estes casos, Pernambuco soma 28 ocorrências da SIM-P. Dessas, 26 evoluíram para cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito. Do total, 27 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 1 teve contato comprovado com pessoas confirmadas para o novo coronavírus. Dos casos registrados até o momento, 16 são do sexo masculino e 12 do feminino, com idades entre 1 e 14 anos.

Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco – Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1) – e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.

Veja também:   Suspeitos fazem arrastão em bairro de ST

A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.