Do Folhape

Foto: Thomas Coex/AFP

Mais de 216.000 menores de idade foram vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica na França desde 1950, afirma um relatório divulgado nesta terça-feira (5) por Jean-Marc Sauvé, presidente da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase).

Padres e religiosos abusaram de 216.000 menores na França entre 1950 e 2020, mas o número alcança 330.000 quando levados em consideração os laicos que trabalharam nas instituições católicas, afirmou Sauvé durante a apresentação do aguardado relatório.

O coordenador da investigação destacou que a Igreja Católica francesa mostrou uma “cruel indiferença” até os anos 2000 a respeito dos menores que foram vítimas de abusos sexuais.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

O relatório denuncia um fenômeno “sistêmico” e propõe o reconhecimento da “responsabilidade da Igreja”, afirmou Sauvé ao apresentar as conclusões de dois anos e meio de trabalho.

Após a publicação do relatório, o presidente da Conferência Episcopal da França, monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, pediu desculpas aos menores vítimas de agressões sexuais.

“Meu desejo no dia de hoje é pedir perdão”, afirmou De Moulins-Beaufort, que expressou ainda “vergonha” e “determinação a atuar” com as vítimas.