DSC_0281

 A 38ª Vara Federal foi inaugurada em Serra Talhada nessa quinta-feira

Fotos: Alejandro García/Farol

A Justiça Federal aumentou ainda mais a capacidade de atendimentos processuais na Capital do Xaxado com a inauguração da 38ª Vara Federal de Pernambuco. Cerca de mil novos processos serão acolhidos na nova jurisdição, coordenada pelo juiz diretor da sub-secção de Serra Talhada, Marcos Antônio Maciel Saraiva, que já coordena os trabalhos da 18ª Vara Federal no município.

A cerimônia de inauguração aconteceu na final da tarde dessa quinta-feira (20), no bairro da AABB, e contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª região, desembargador Francisco Wildo de Lacerda Dantas, do diretor do Fórum da Seção Judiciária de Pernambuco, Frederico José Pinto de Azevedo, do juiz diretor da sub-secção judiciária da capital do xaxado, Marcos Antônio Maciel Saraiva, de representantes do poder público, OAB, Polícia Militar, rodoviária federal e corpo de bombeiros. O evento também foi aberto à população.

DSC_0223-1Evento reuniu representantes da Justiça Federal em Pernambuco

Em conversa com o FAROL, o juiz Marcos Antônio Maciel Saraiva destacou a celeridade na tramitação dos trabalhos no âmbito do poder judiciário federal na cidade. De acordo com o magistrado, juntando os atendimentos da 18ª Vara e, agora, da 38ª sub-secção, será possível atender cerca de 2 mil processos mensalmente. A construção do novo prédio foi bastante elogiada durante a solenidade, especialmente, por respeitar o prazo de execução dos trabalhos, finalizados em apenas 6 meses.

“Com a chegada dessa nova vara o tempo de tramitação de processos será ainda mais reduzido. A vara está sendo inaugurada com capacidade para receber mil processos, com cerca de 400 processos de juizado especial federal, cerca de 300 ações de execuções fiscais e processos físicos, 30 processos criminais em média, e vamos ficar com 17 servidores, aproximadamente o quantitativo do corpo de pessoal da 18ª Vara, contabilizando quase 40 servidores prestando serviço na Justiça Federal em Serra Talhada. Juntas, as duas varas receberão em torno de 2 mil processos. O incremento na celeridade e também na melhor prestação do serviço, com esse quantitativo maior de servidores, só irá beneficiar a população”, avaliou o juiz Marcos Antônio Maciel Saraiva.

DSC_0329Juiz Marcos Saraiva destacou a redução do tempo na tramitação de processos na Vara Federal

A 38ª Vara Federal irá atender as demandas de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Custódia, Flores, Floresta, Iguaraci, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Nova Petrolândia, Quixadá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tuparetama.