Publicado às 04h15 desta terça-feira (25)

Faltando apenas cinco dias para as eleições a temperatura esquenta e novos lances surgem no cenário político. Ontem (segunda-feira) a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, não ficou satisfeita após promover um grande ato público em prol de Raquel Lyra, do PSDB, e apareceu no guia eleitoral pedindo votos para tucana. No estado, o Partido dos Trabalhadores apoia a candidatura de Marilia Arraes, do Solidariedade. Mas a revolta veio a galope. Durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, o ex-deputado federal Fernando Ferro, um dos fundadores do PT no estado, criticou, de forma dura, a decisão da prefeita em se ‘jogar de corpo e alma’ na campanha da adversária, que reúne correntes do bolsonarismo.

“Uma parte do PSB, eu acho que, até a maioria, está apoiando a candidatura de Marília. Eu estranho que algumas pessoas do PT fiquem numa viuvez pela derrota de Danilo. De certa maneira tem um ressentimento, porque acho que a candidatura de Danilo, como nós falamos desde o começo, não tinha perspectiva de vitória, não tinha identidade com o nosso projeto, e sofreu rejeição do eleitorado de Pernambuco. Eu lamento que lideranças do PT estejam estreando nesse jogo. Estão fazendo indiretamente o jogo de Bolsonaro. É lamentável ter que dizer isso, mas, esse é o fato, porque estão apoiando uma candidata, que no fundo não esconde a sua simpatia por Bolsonaro”, disparou Ferro, que disse não ter entender a prefeita Márcia Conrado.

Ainda durante a entrevista, o ex-deputado petista disse que apoiar Raquel Lyra é fazer o jogo do ‘tanto faz, como tanto fez’, e isso não existe em política. “Dizer que é a mesma coisa, que tanto faz, como tanto fez, é lastimável. Eu lamento muito que tenha petistas que tenham entrado nesse jogo. Estão indiretamente ajudando Bolsonaro, porque estão ajudando uma candidata que se esconde, que faz o jogo bolsonarismo. É lamentável ter que dizer, mas é a verdade. Nós que somos do Partido dos Trabalhadores sabemos o caminho que foi construído com Lula desde o tempo de Eduardo Campos, das nossas convivências aqui. Nós temos um lado político. Esse lado está aí colocado, está na disputa. Quem  pulou a cerca para o outro lado vai ter que se justificar para o eleitorado mais na frente.”, disse Ferro, mandando um recado cifrado à Márcia Conrado.

No final, o ex-deputado disse que os petistas que respeitam a legenda não têm como dar apoio a ex-prefeita de Caruaru. “Marília tem sim diferença. Ela teve a coragem de entrar no PT quando Lula  estava preso, num desses momentos mais difíceis do partido. Ela nunca saiu do lado de cá; ela fez campanha para Lula no primeiro turno. A outra candidata não. A outra candidata faz campanha para os dois lados, ela quer ser uma Diana do Pastoril. Isso não existe na política, tem que tomar lado. Ela sabe disso, e pela história da família dela, ela deveria ter se lembrado da tradição da família dela de Caruaru, que era de oposição, que era de esquerda, que era progressista, que foi do lado do MDB nos momentos difíceis da ditadura. Nós não temos muitas escolhas, ou nós ficamos com o lado que está com Lula, ou fazemos meia sola política. Isso aí se chama oportunismo”.

VEJA O TRECHO DA ENTREVISTA NA TV FAROL