Publicado às 14h13 desta sexta-feira (29)

A pesquisa eleitoral Conectar, divulgada pelo Blog de Jamildo nesta sexta-feira (29), mostra Marília Arraes (SD) com chances de vencer a eleição para o Governo de Pernambuco já no primeiro turno. A diferença da sua intenção de voto e a da soma dos seus demais adversários é de apenas dois pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa, Marília Arraes cresceu três pontos percentuais desde a última pesquisa, chegando a 36% de intenção de voto. A soma dos demais adversários é 38% o que, levando-se em conta a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, pode dar a pré-candidata uma vitória no primeiro turno. Os demais pré-candidatos oscilaram, dentro da margem de erro, mas o número de eleitores que votariam em branco ou nulo vem caindo: era 24% em abril, chegando a 20% em junho e, em julho, foi 18%. Ou seja: a pré-candidata do solidariedade pode estar retirando dessa parcela do eleitorado seu crescimento.

Em segundo, aparece Raquel Lyra com 13%, seguida de Miguel Coelho com 10%, Anderson Ferreira com  6%. Danilo Cabral aparece com 4%. João Arnaldo com 1%.

Em conversa com o Farol, nesta sexta-feira, o ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, comentou os novos números e não escondeu o entusiasmo. “Temos percorrido todo o estado e esse é o sentimento do povo. Marília tem mostrado determinação e muito preparo, e as pessoas estão reverberando nos quatro cantos de Pernambuco a sua capacidade de articulação e a sua garra para enfrentar aqueles que detém o poder”, disse o ex-prefeito, sem esconder a empolgação.

“Marília é, sem dúvidas, uma grande liderança da cena política de Pernambuco e do Brasil, e o que as pesquisas revelam, é que será a primeira mulher a governar Pernambuco. E crescendo como está a campanha, poderá ser consagrada ainda no primeiro turno”, finalizou.

A pesquisa foi realizada por iniciativa do próprio instituto, a Conectar Pesquisas e Inteligência. O número de registro da pesquisa é BR-07876/2022 e PE-05576/2022.