Farol com informações do site CPRH Agência Estadual de Meio Ambiente

Publicado às 06h44 desta sexta-feira (29)

No próximo sábado (30), a Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, vai completar 9 anos. O Parque Estadual Mata da Pimenteira foi criada pelo decreto 37.823, de 30 de janeiro de 2012 e é localizado na Capital do Xaxado. A unidade de conservação da natureza que está inserida no grupo de proteção integral faz parte do Vale do Pajeú e fica próximo à Fazenda Saco. Recebeu o título de 1ª Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco no Bioma Caatinga.

O objetivo principal do Parque Estadual Mata da Pimenteira é de preservação do ecossistema local, proteger espécies, estimular pesquisas científicas, assim como aulas e monitoramento ambiental. Assim como apoiar o desenvolvimento sustentável. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE e Professor da UFRPE/UAST Alexsandro Bilar, explica um pouco sobre a importância do Parque na região.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

“No dia 30 de janeiro a Mata da Pimenteira completa 9 anos de existência. Áreas de preservação da natureza, áreas protegidas, são fundamentais para a preservação da caatinga, que é o bioma do semiárido nordestino, o parque tem uma importância muito grande para a manutenção do equilíbrio ecossistêmico da nossa região e também na redução dos gases o efeito estufa. Então é importante a existência de unidades de conservação permanente. É importante que sirva de estimulo, inclusive não só na esfera estadual, mas também na esfera municipal”, disse o professor, acrescentando:

“Seria interessante aqui em Serra a criação de unidades de conservação municipal, que englobem a nossa Serra Talhada que é um monumento histórico natural. Ou outra áreas, desde que fosse viável para fins de manutenção da biodiversidade da caatinga, pois vem sendo devastada por atividades humanas, como produção de lenha, carvão, práticas agropecuárias inadequadas”.