Fotos: Farol de Notícias / Moisés Martins especial para o Farol

Publicado às 18h desta sexta-feira (20)

Em mais uma ação social promovida pelo Farol de Notícias, cerca de 20 mototaxistas da cidade se reuniram para aprender sobre cuidados contra o câncer de pele no auditório do Sebrae Serra Talhada, na noite dessa quinta-feira (19). Em parceria com a médica dermatologista Samara Godoy foi realizada a palestra com o tema “Dezembro Laranja – Em Alerta ao Câncer de Pele”. Os profissionais do Mototáxi 2121 e do Moto Uber Coringa foram convidados para participar da ação promovendo um importante debate em favor da saúde.

Iniciando a partir dos tipos de câncer de pele, a Samara Godoy elencou os tipos de câncer: CBC (Carcinoma Basocelular), CEC (Carcinoma espinocelular) e o Melanoma, e suas características. Em sua fala, apontou o melanoma como o tipo mais grave e que pode levar ao óbito dos pacientes. São identificados por manchas de bordas irregulares, maior que seis milímetros e de cores diferentes, ou ainda por ferimentos que custam a cicatrizar.

A médica ensinou para a plateia formas práticas de identificar possíveis lesões que carecem de mais atenção com a pele. Em Serra Talhada, a médica relatou três casos de câncer de pele no pé de pacientes e chamou atenção para situações em que a doença pode se manifestar em locais que não levam sol, ou ainda em pessoas que não costumam se expor ao sol com frequência.

Os fatores de risco para atrair a doença cutânea são além da exposição exagerada ao sol, a probabilidade de desenvolver o câncer em pessoas de pele e olhos claras é maior que em pretos e pardos, devido aos maiores índices de melanina. Pessoas com muitos sinais e pintas também são mais predispostas, assim como os fatores genéticos que influenciam na propagação do câncer.

Diante do diagnóstico precoce, os pacientes conseguem atingir a cura em mais de 90% dos casos. Entre os relatos de casos atendidos pela Dra. Samara, ela exemplificou um em especial em que seu paciente iniciou o tratamento esta semana e necessitará de 10 cirurgias para retirar as lesões do câncer de pele. E aproveitou para explicar que somente em estágios muito avançados que é necessário o tratamento com quimioterapia ou radioterapia.

CUIDADOS BÁSICOS

Diante das curiosidades do mototaxistas, que interagiram, brincaram e tiraram suas dúvidas sobre como ter uma pele mais saudável,  Samara Godoy apontou algumas dicas básicas:

– Uso do protetor solar a cada duas ou três horas, a depender da exposição;

– Uso de chapéu, óculos, guarda-sol, roupas com proteção solar. A Litorâneos e Uv.line são duas marcas de roupas com proteção solar que Dra. Samara indicou como apropriadas para os profissionais e qualquer outra pessoa que necessite se expor ao sol por longos períodos;

– Evitar se expor em horários de sol mais intenso, entre 9h e 16h;

– E pelo menos uma vez por ano buscar uma consulta dermatológica.

INTERAÇÃO

Abrindo um diálogo com os mototaxistas, a médica ouviu questões e dúvidas dos profissionais. Eles afirmaram não se preocupar com o uso do protetor solar. Os mototaxistas também disseram que não tinham maiores informações sobre o câncer de pele.

A Dra. Samara também mostrou a maneira adequada para o uso do protetor solar e pediu para que todos os presentes tivessem atenção com sua pele e abracem a campanha do Dezembro Laranja. Durante o evento houve sorteio de brindes personalizados.

Em seguida, todos desfrutaram das delícias ofertadas pela Vila Bela Delicatessen, mais uma parceira do Farol de Notícias. A Vila Bela lembra que o seu Natal pode ficar ainda mais especial com os bolos, tortas, doces e salgados da mais tradicional panificadora de Serra Talhada.

SERVIÇO

A dermatologista Samara Godoy atende no Centro Médico Breno Ferraz localizado na Rua Joaquim Godoy, nº 312 – de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã e tarde.

Os pacientes de Serra Talhada e região que precisarem de cuidados dermatológicos podem telefonar para (87) 99610-3000 e o 3831-7199. Siga-nos também pelo Instagram @samara_dermatologista.

Vila Bela Delicatessen – Garanta sua encomenda pelo telefone 3831-5695.

Mototaxi- 2121

Moto Uber Coringa