Publicado às 18h55 desta quinta-feira (11)

A reportagem do Farol conversou com um médico serra-talhadense, que por razões pessoais, não quis se identificar, mas não se eximiu de debater uma provocação feita por nós.

Ao ser questionado sobre o aumento de casos da Covid-19 em Serra Talhada, 224 até agora e cinco óbitos- acabou analisando a reabertura gradual do comércio, que acontece na próxima segunda-feira (15).

“Por enquanto, está tudo sob controle, mas a emergência da Covid-19 do Hospam que nunca tinha passado de 8 pacientes, hoje (quinta-feira) estava com 10 pacientes e lá só tem 14 leitos. Lembro que com a abertura progressiva do comércio e demais estabelecimentos, muito mais pela pressão, do que pelo controle e passagem da epidemia, deve aumentar a transmissão; bem como os casos. Vamos orientar as pessoas para quem não tiver o que fazer de muito importante fique em casa”, disse o médico, justificando o argumento:

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

“Como ainda não existe a vacina, a única forma da epidemia passar é as pessoas contraírem a doença para acontecer a imunidade de rebanho. Mas, isso só acontece quando mais da metade da população contrair a doença. Com isso, o sistema de saúde pode não aguentar se a transmissão acontecer de forma muito rápida. Mesmo assim, é possível fazer a abertura gradual e progressiva protegendo a população de risco elevado (idosos e portadores de doenças crônicas, imunossuprimidos e transplantados)”.

PAPEL DO MUNICÍPIO

Ainda durante a entrevista com o Farol, o médico que está na linha de frente, aprovou o desempenho do governo municipal.

“A implantação do protocolo de tratamento da Covid-19 realizado pelo município vai ajudar bastante na prevenção das formas graves. Pois, os pacientes irão receber o tratamento antes de necessitarem de hospital. Foi assim que resolveram o grave problema da falta de leitos de UTI e de respiradores no mundo inteiro. Vamos rezar e pedir a compreensão das pessoas, pois o problema ainda não está resolvido”, resumiu.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú