Dezenas de macacos de espécie ainda não identificada pelos moradores estão invadindo o distrito de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada, em busca de alimentos. O alerta foi dado pela estudante Aline Moura, que mora na Capital do Xaxado e tem parentes no distrito. O fenômeno vem ocorrendo devido a longa estiagem que castiga a região.

Segundo ela, nos finais de tarde, os macacos deixam a caatinga e vão até o vilarejo. O “assédio” dos bichos ainda não está tirando a tranquilidade dos moradores mas a estudante faz um alerta.

“Eles estão vindo porque não existem mais alimentos e nem água no mato. Todos os dias, um morador deixa frutas e água para os macacos. Alguns são muito grandes e comem até cebola. Minha preocupação e com relação a extinção da espécie e algo precisa ser feito”, disse Aline Moura, pedindo providências aos órgãos competentes.

“Acho que tanto o Ibama como a Secretaria do Meio Ambiente de Serra Talhada deveriam tomar alguma atitude para salva-los. Eles estão famintos e precisam de ajuda”, declarou a estudante.