O governo de Serra Talhada promove, a partir desta segunda-feira (3), uma série de atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente, que culmina em 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a programação, a Prefeitura divulgará o resultado do concurso de redação realizado junto à escolas públicas e privadas do município com o tema “A Importância da Coleta Seletiva para o Meio Ambiente”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Capital do Xaxado, Euclidez Ferraz, a semana será voltada, principalmente, para fortalecer as ações de educação ambiental. “É importante lembrar a necessidade da conscientização para ações de promoção da natureza e sustentabilidade. Estamos fortalecendo a orientação sobre a correta destinação do lixo domiciliar e comercial”, disse.

Euclides comenta que Serra Talhada produz, em média cerca de 360 toneladas de lixo por ano. E enfatiza a necessidade da conscientização para evitar o acúmulo desnecessário de resíduos, já que o município possui uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. “A cada 24 horas produzimos 100 toneladas de lixo e, cada um de nós, produzimos em média 600 gramas de lixo por dia, mas somente 1,5% disso é reciclável. Então, pedimos: faça sua parte, separe o lixo reciclável, não custa nada e você ainda ajuda a nossa cidade”.

PROGRAMAÇÃO

DIA 3

­8h – Nesta segunda (3), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município concedem entrevista à emissora de TV RBR sobre as mudanças ambientais verificadas no bioma caatinga.

9h – Ainda nesta segunda, acontecem visitas de campo aos distritos rurais do município, juntamente com a equipe de TV da RBR, agora, sobre as mudanças no comportamento do sertanejo, diante o avanço da tecnologia.

10h – Entrevista às Rádios Líder do Vale FM/A Voz do Sertão sobre a Semana do Meio Ambiente.

DIA 4

6h30 – Entrevista à Rádio Cultura sobre a Semana do Meio Ambiente.

DIA 5

9h – Palestra no Colégio Chico Mendes sobre coleta seletiva.

8h – Ato em favor do meio ambiente na praça Sérgio Magalhães, no centro, envolvendo estudantes das escolas estaduais e municipais. Apresentação de grupos culturais.

19h – Palestra, no auditório do Itep (Instituto Tecnológico de Pernambuco), com o professor universitário e ambientalista nicaraguense Tisson Ramon Ortega. Tema: A Importância da Preservação do Meio Ambiente e Ética Ambiental.

DIA 7

10h – Premiação do Concurso de Redação aos estudantes de escolas públicas e privadas. A solenidade está prevista para acontecer na sala de reuniões da Prefeitura de Serra Talhada, com a presença do prefeito Luciano Duque.

Da Assessoria de Comunicação