Publicada às 04h50 desta sexta-feira (3)

A Casa do Mel de Serra Talhada, fundada em 2008, já com o objetivo de atender o estado desde o início, travou uma batalha em busca da aprovação do selo que permite a venda em todo o estado. A princípio, contou com um investimento da Codevasf e hoje já conta com a parceria da prefeitura, do Sindicato dos Trabalhadores, da ADAGRO e do Banco do Nordeste, através do  Projeto de Desenvolvimento Territorial na Apicultura.

Mais de 40 trabalhadores sobrevivem da atividade que vem se destacando pela importância ambiental, uma vez que os apicultores devem seguir uma série de protocolos de cuidados com a natureza. 40 são apicultores, ainda há agrônomo e zootecnista que prestam serviços a Casa do Mel. A maioria dos apicultores são moradores de assentamentos e de comunidade rurais de agricultura familiar.

Veja também:   Gin faz ataques contra Vandinho e Duque

Segundo Cícero Aldo, presidente da Casa do Mel, a produção anual é de 30 toneladas, de acordo com a produção do ano. Devido as propriedades nutricionais e imunológicas do mel, neste contexto de pandemia, a procura pelo produto teve um aumento corresponde a um percentual de 20% a 30%.

Após 12 anos de espera, finalmente o selo é liberado e a Casa do Mel pode fazer uma mega venda para Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Há novas vendas previstas, uma delas é para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que está apenas aguardando sair o edital. Também conseguiu a DAP jurídica, documento que facilita na comercialização do produto.

“A gente recebeu, no final do ano passado, a certificação do estado, o Selo de Inspeção Estadual (SIE). Hoje podemos vender para todo o estado de Pernambuco. É uma novidade a gente poder oferecer o mel de Serra Talhada par toda região do estado. Fizemos uma venda recentemente para a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Foram 1.500kg, R$ 25 mil. Concorremos a um edital e ganhamos”, disse o presidente da Casa do Mel.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC