Por Anildomá Souza (Domá)- Pesquisador do Cangaço e Secretário de Cultura de ST

“Eu me lembro com saudades o tempo que passou / O tempo passa tão depressa, mas em mim ficou …” Aos domingos bate uma saudade infinda. Essa música do Roberto Carlos remete ao movimento Jovem Guarda, mas pra mim, é um convite às recordações que vão ao final dos anos setenta e os primeiros anos da década de oitenta quando era realizado aqui em Serra Talhada, semanalmente, aos domingos, no auditório da Escola Norma, ou Cine Art,   o programa de auditório DOMINGO ALEGRE, apresentado pelo show-man, ANTONIO ALEXANDRE, ou TÕE (TONHO) GALINHA, como era seu apelido (ainda é).

Era muito bacana ver o auditório lotado por jovens usando roupas coloridas, crianças, famílias inteiras indo se divertirem com as mágicas de salão, até  me lembro de algumas, como fazer alguém botar um ovo, desaparecer relógios e aparecer em lugar inusitado, tirar pombo ou coelho da cartola, as dublagens que levavam o público as gargalhadas, como “você vai me matar de rir, fazendo cócegas…”,  “Pisa na Barata” ou “Não se Vá”, da dupla Jane e Herondy, mas que dublado por Tôe e Alemão de Expedito Pereirinha, as vezes revezando com Ivan Veras, Carlinhos Nóbrega, Marcelo de Modesto, Geraldo Garcez.

Antonio Alexandre era o apresentador, fazia as mágicas e dublagens, finalizava com o tão esperado SHOW DE CALOUROS, onde foram revelados artistas como NOROBA, LILA, JUSCELINO, EDSON LIMA e vários outros cantores desta geração. A Comissão Julgadora carregada de rigor, com as caras fechadas, sisudos,  fazia tremer qualquer concorrente. A premiação era patrocinada pelo comércio, que durante a semana Tôe batia em todos os estabelecimentos na busca de patrocínio. Todos ajudavam. Era a cidade aguardando o domingo, domingo de festa.

Interessante que pra divulgar não precisa tantos recursos, era suficiente anunciar na Voz da Liberdade, de Nizinho, e a cidade inteira ficava sabendo. O horário nobre, a tarde, era no programa BOLEROS EM SURDINAS, hora que o comércio estava finalizando o expediente, em seguida a HORA DA AVE MARIA, entrando na noite, com uma seqüência musical de sucessos da época. Entre um bloco musical e outro Nizinho anunciava o DOMINGO ALEGRE – ANTONIO ALEXANDRE SHOW e sua programação de variedades.

Em outros momentos Tôe trabalhou como ator, em espetáculos teatrais importantes, mas ficou conhecido como o Satanás da Paixão de Cristo, fez animação em aniversários e confraternização de empresas, se apresentava fazendo mágicas e dublagens, contando piadas e dançando em eventos da igreja e nas escolas, em datas festivas viajando com uma troupe pela região, distribuindo alegria. “Jovens tardes de domingo, quantas alegrias/ Velhos tempos, belos dias…”