Toda semana chega à Serra Talhada cerca de 100 toneladas do milho para ração animal, que está sendo distribuído pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), num armazém do bairro da Malhada. Entretanto, além da burocracia que vem ‘emperrando a entrega do produto, a desorganização e o extravio de cadastros tornou-se mais um problema para os agricultores inscritos.

“Meu pai e mais cinco agricultores fizeram o cadastro ainda no mês de agosto e até agora não receberam o milho. Quando fui buscar explicações no Instituto  Agronômico de Pesquisas (Ipa) fui informado que teria que fazer um outro cadastro”, lamentou Willamys Souza, inconformado com a desorganização da equipe.

O sindicalista Hamilton Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (STR), conversou com o FAROL e confirmou o extravio de documentos. “A documentação se perdeu do IPA para a Conab. Entregamos muitos cadastros que estão sendo refeitos e atrasando a entrega do milho aos agricultores”, confirmou Lopes. A reportagem entrou em contato com o gerente do IPA, Fernando Nogueira, mas, até o fechamento da matéria (11h50), não conseguiu localizá-lo para comentar o assunto.