Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 12h30 deste domingo (29)

Serra Talhada foi palco neste domingo (29) do Tributo a Virgolino- A Celebração do Cangaço- que ocorreu na Estação do Forró, fechando uma série de homenagens ao cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, filho de Serra Talhada.

O evento foi organizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião (FCCL) que também promoveu o espetáculo ‘Massacre de Angico’-A Morte de Lampião- que encerrou neste sábado (28) uma temporada de quatro espetáculos ao ar livre.

HOMILIA

A Missa do Cangaço teve como celebrante o Padre Custódio Sá, e o ato religioso e cultural, contou com toda uma mística marcada pelas figuras e elementos do cangaço. Durante a homilia, o padre enfatizou que o ‘Rei do Cangaço’ tinha um perfil de homem caridoso, apesar da lista de crimes em sua vida de bandoleiro. O padre também ‘alfinetou’ a classe política e o Poder Judiciário.

“Lampião tinha seu perfil de caridade porque costumava tirar de quem muito possuía e distribuía com os mais pobres. E digo mais: se a Justiça tivesse agido logo quando o pai de Lampião foi assassinado, talvez a história fosse contada de um outra maneira hoje em dia”, pontuou Padre Custódio Sá.

Após a Missa do Cangaço, houveram apresentações culturais da Banda de Pífanos Santo Antonio, Bacamarteiros do Pajeú, Grupo Musical Marcas de uma Cruz, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, e causos recitados pelo poeta Clênio Sandes.