Monitoramento por câmeras começa a multar em ST

Publicado às 04h55 desta terça-feira (20)

Com informações da repórter Dani Cardoso (do Farol)

Como prometido, após alegar o término de um período de adequação e educação no trânsito, a STTrans (Superintendência de Trânsito e Transportes de Serra Talhada) começou a fiscalizar, nessa segunda-feira (19), com risco de aplicação de multas, a partir das imagens da central de videomonitoramento instalado recentemente pela Prefeitura de Serra Talhada em 16 pontos da cidade.

O Farol conversou com o diretor da STTrans, Célio Antunes, que confirmou a mudança. “Sim, a Central de Videomonitoramento do Trânsito teve a parte tecnológica finalizada na data de entrega e inauguração no dia 04 de maio de 2023. Após isso, já sinalizamos todos os trechos e iniciaram-se hoje [segunda-feira, 19], mais de 45 dias após, as atividades de fiscalização”, alertou Célio, detalhando:

“Atualmente estão em atividade 16 pontos nas principais áreas de conflito de trânsito do município, bem como as de grande circulação de pessoas.” O superintendente detalhou o poder de captação de imagens das câmeras.

“Existe uma diferença entre captação, que é o campo de visualização, e a identificação, que é o alcance para leitura das características do objeto. No campo de captação, o alcance das câmeras chega a até 1,5 km, num plano em que não existam obstáculos visuais (fiação, árvores, prédios, etc); para a parte de identificação, o alcance das câmeras vai em torno de 160 metros (leitura de placas, por exemplo), com focalização em alta resolução (1920 x 1080 pixels)”.

Célio Antunes fala da expectiva deste novo aparato no trânsito de Serra Talhada avaliando que as imagens também estão servindo para fortalecer o setor de segurança no município.

“A expectativa da ação está no contínuo trabalho preventivo da fiscalização, bem como na modernização do equipamento utilizado, e ainda na construção de uma rede integrada de segurança pública, uma vez que, as imagens já estão a serviço dos órgãos de segurança pública Estadual e Municipal. O equipamento possibilita a multiplicação da presença da Administração Pública, tendo em vista que a cidade cresce e necessita da eficiência do serviço público”, avalilou.