Morador do Bom Jesus faz cobranças à Neoenergia em ST

Publicado às 05h42 desta sexta-feira (11)

O eletrotécnico Edson Nunes de Oliveira, 68 anos, cobra relocação de rede de alta tensão de 13.800 KV na Rua Livíno Gomes, no bairro Bom Jesus, em Serra Talhada, após verificar não conformidade com a distância mínima estipulada por lei. A não conformidade fere a integridade, saúde, segurança e proteção da vida humana.

”Quando fui levar o requerimento, não me deram nenhuma previsão, antes de ontem recebi uma ligação da Neoenergia dizendo que vieram aqui, tentaram argumentar que o pessoal avançou as casas, mas a prefeitura permite avançar 80cm para colocar a marquise, rede a partir do meio fio, não pelas calçadas. Eles têm obrigação de fazer inspeção para se verificar se há não conformidade, uma vez registrada, têm que programar a resolução de imediato, principalmente se colocar em risco patrimônio e vidas humanas”, afirmou Edson, continuando:

”Trabalhei muitos anos na Petrobras cuidando de redes de alta tensão e conheço o assunto, era responsável por redes de transmissão. Eles têm que agir preventivamente. O cara pode construir, bater um ferro na linha e morrer eletrocutado. Tem a distância mínima da rede defendida em norma e é obrigação do responsável pela rede monitorar e tomar providência diante de não conformidade. Agora, mais do que antes, a Noeonergia não pode se eximir da sua responsabilidade e negligência da sua equipe de inspeção e manutenção de rede. Responderá legalmente sobre possíveis acidentes que estão na eminência de acontecer”.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias buscou a empresa Neoenergia para ouvir mais detalhes sobre o caso. De acordo com a empresa, há o empenho de resolver a questão o mais rápido possível. Veja a curta nota abaixo:

“Sobre solicitação do cliente Edson Nunes de Oliveira, a Neoenergia Pernambuco esclarece que o prazo regulatório para avaliação do local, elaboração do projeto e levantamento do custo é de 30 dias. Dependendo da obra que precise ser realizada, existe um novo prazo, também previsto na regulação do setor elétrico nacional. A empresa está empenhada em diminuir ao máximo esse tempo e atender o cliente o mais rápido possível”.