Publicado às 05h52 desta sexta-feira (11) – Atualizado às 8h59

Farol com informações da Assessoria

Os municípios que integram a XI Região de Saúde estão sendo contemplados com um importante programa de planejamento reprodutivo da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) com a inserção gratuita de DIU.

De acordo com a gerente regional, Karla Millene Cantarelli, a ação abrangerá as 74 unidades de saúde da família, e pretende atingir a população estimada de 73.465 mulheres em idade fértil, de 10 a 49 anos.

Em Serra Talhada, as ações iniciaram nessa quinta-feira (10) nas unidades de toda a cidade, a intenção é a colocação do dispositivo intrauterino se estenda até essa sexta-feira (11).

Para acessar o programa, as mulheres devem procurar a UBS ou USF de seu bairro. Após realizar uma consulta com o profissional de saúde, para assegurar que a paciente atende aos critérios, é possível realizar o procedimento para inserção do DIU.

Ainda segundo Karla Millene, a atenção básica dos municípios tem papel fundamental no auxílio do casal quanto à escolha do método uma vez que os profissionais de saúde envolvidos devem fornecer informações aos usuários para que tenham conhecimento de todos os métodos anticonceptivos disponíveis.

“Os municípios que integram a XI Região de Saúde estão sendo contemplados com um importante programa de planejamento reprodutivo da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) com a inserção gratuita de DIU, através da projeto junto a Organização Pan-Americana de Saúde ( OPAS). Este projeto, com a parceria dos municípios, visa descentralizar a oferta do uso do DIU e foi iniciado no município sede da região, Serra Talhada em 10/03 e acontece até hoje 11/03 no Centro de Saúde, num belo trabalho de parceria entre a secretaria de saúde de Serra Talhada, profissionais de saúde da rede municipal e equipe da XI Geres”, disse a gerente, complementando:

“No que se refere a melhoria da Atenção Obstétrica no estado, as ações de atenção a saúde sexual e reprodutiva são primordiais para contribuir com a redução da morbimortalidade materna. Dentre os métodos contraceptivos, o Dispositivo Intrauterino (DIU) é considerado seguro, reversível, eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais, além de ser o mais frequentemente utilizado no mundo, ao qual se relacionam taxas de falhas extremamente baixas, de menos de 1 por 100 mulheres no primeiro ano de uso”, explicou a gerente”.