Os moradores da Borborema estão amedrontados diante do avanço do tráfico de drogas no bairro e temem perder a “queda de braço” com os traficantes, principalmente do crack, com relação ao futuro das crianças e adolescentes da comunidade.

Este foi o sentimento expressado durante a sessão itinerante  da Câmara de Vereadores, realizada na noite dessa sexta-feira (11), na  Escola Antonio Medeiros. O evento contou com a presença do tenente-coronel Rosimário, do 14º BPM,  que realizou uma palestra sobre as drogas e seus efeitos. Técnicos da área de saúde do governo também participaram da sessão. 

“Estamos vendo uma guerra entre traficantes ricos e crianças pobres. É triste dizer isso mais é verdade”, disse a auxiliar de serviços gerais, Giovania Pereira do Nascimento. Mesmo admitindo o avanço das drogas no bairro, Giovania acredita em dias melhores mas cobrou políticas públicas na  Borborema, citando as aulas de xaxado, teatro e capoeira ministradas na escola.

Exemplo que também é seguido pela ONG Casa da Cidadania. Já a dona de casa Ana Maria Nascimento foi mais radical. “Só três coisas progrediram na Borborema: O cemitério, a clínica psiquiátrica e a cadeia pública”, lamentou. Segundo ela, há locais fixos de “roda de fumo”, e  às vezes, pessoas aparecem mortas por conta das drogas. “São jogadas num matagal próximo a caixa d”agua”, relatou. Nos últimos dias a Polícia Militar vem realizando uma espécie de “operação pente fino”  chegando a prender alguns traficantes. Entretanto, não há  qualquer informaçaõ da prisão de quem produz e comercializa as drogas nos bairros de Serra Talhada.
 
 Plenário vazio –
 
Apesar do ato de coragem das mulheres da Borborema, a sessão promovida pela Câmara Vereadores para debater o assunto foi quase esvaziada. No máximo, 50 pessoas estiveram presentes. Nem mesmo os alunos da escola ficaram para as palestras.  O vereador Ronaldo de Dja, que é morador do local, lamentou a ausência do povo. “Houve  divulgação de carro de som, rádio e pouca gente apareceu. Saio triste, porque tem muita gente que está enfrentando problemas de drogas na família e não estão por aqui”, lamentou o parlamentar. A próxima sessão   da cãmara será em dezembro, no bairro da Cagep.