Moradores denunciam descaso em Cras de STPublicado às 17h40 desta quinta-feira (6)

Nesta segunda-feira (03), uma moradora do bairro José Rufino Alves (Caxixola), em Serra Talhada, entrou em contato com o Farol para relatar o descaso com os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Lucélia Maria dos Santos, 41 anos, conta que em fevereiro recebeu uma advertência de que o benefício dela seria bloqueado.

Após isso, ela procurou o Cras do bairro e providenciou os documentos solicitados para não ter o benefício suspenso. Apesar de ter cumprido com as exigências, ela conta que o Bolsa Família foi bloqueado, porque o Cras não enviou a documentação para o setor responsável. 

“Agora em março, o meu benefício foi bloqueado, corri atrás novamente para pegar a documentação e vim aqui para o Cras, e a menina no Cras disse que estava tudo resolvido, que seria liberado em abril. Quando fui ao Cras, vi que nem mandaram os meus papéis para Juliana resolver, e eu confiando que estava resolvido. Esse mês novamente não irei conseguir receber o meu benefício porque está bloqueado. Fazem de conta que a gente não existe. Não trabalham direito com a população. O Cras tem que saber trabalhar e cuidar das pessoas direito, porque não é assim que se faz com as pessoas, porque nós somos seres humanos”,  destacou Lucélia Santos, acrescentando:

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“O Cras é para ajudar as pessoas carentes, mas não fizeram nada para me ajudar. Eu não tenho trabalho, não tenho renda fixa. Que a prefeitura coloque gente para trabalhar que realmente vá cuidar das pessoas, não é fazer de conta que a gente não existe. Vou ter que fazer tudo outra vez. Desde fevereiro que corro atrás para resolver. É falta de ser humano com a pessoa. Eu quero denunciar para que chegue aos responsáveis para que coloquem gente que realmente queira cuidar da população, e não vou me calar porque eu estou sendo prejudicada.  Esse Bolsa Família é uma ajuda para a gente que não tem renda fixa, porque não está fácil conseguir emprego. A gente sabe que não é uma aposentadoria, mas no mês que não tem, faz muita falta”. 

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O OUTRO 

Nesta terça-feira (04), o Farol de Notícias entrou em contato com a nova secretária da Secretaria de Assistência Social, Núbia Sampaio, que enviou uma nota de esclarecimento. Confira abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Assim como a usuária em questão, outros usuários passam pela mesma situação ao entrarem na relação de condicionalidades do Governo Federal. Pelo que tomamos conhecimento, em dezembro do ano passado, a usuária já estava nessa lista de condicionalidades.

Infelizmente, o trâmite para desbloqueio do benefício não depende apenas do trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, ou somente das equipes dos CRAS e CadÚnico; mas também do sistema, e por isso muitas vezes é um processo moroso.

Sabemos que os usuários que já tiveram seus benefícios bloqueados e nos procuraram para regularizar sua situação podem atestar que o empenho por parte dos nossos equipamentos é sempre no sentido de assegurar que esse benefício seja reestabelecido, quando o usuário se enquadra no perfil.

Afirmamos ainda que as medidas para resolução deste e outros casos que vieram na lista de condicionalidades desse trimestre já estão sendo colocadas como prioridade, como de praxe, para novo lançamento de dados no sistema. Inclusive, a referida usuária já está com atendimento marcado para esta terça-feira (4) e já é aguardada pela equipe do CRAS com a devida documentação em mãos para que seja feito todo o procedimento necessário para reestabelecer seu benefício.

Por fim, agradecemos o espaço para esclarecimento e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas sobre esse ou outros assuntos relacionados ao trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e seus equipamentos.

Núbia Sampaio

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Secretaria de Assistência Social