Moradores denunciam nova falta de médico em Serra Talhada

Publicado às 22h desta segunda-feira (22) 

Uma moradora do distrito de Luanda entrou em contato com o Farol de Notícias para cobrar do governo municipal atendimento médico na Unidade de Saúde da Família (USF), que atende a população da Vila Luanda e de localidades vizinhas.

Ela conta que a comunidade estava há um mês sem o profissional no dia 16 de abril, mas, na semana seguinte, um médico esteve no local, e desde então não retornou mais, deixando a comunidade desassistida novamente por mais de um mês.

“Estamos sem médico, o posto está sem medicamentos. Um abandono! A enfermeira, a técnica, o dentista, o pessoal da coleta do hemograma, os auxiliares estão vindo para a USF, mas sem o médico, o atendimento está praticamente parado, porque você consegue fazer um exame, mas não consegue o atendimento com o médico”, disse a mulher pedindo anonimato e acrescentando:

Veja também:   Adolescente de 14 anos é morto a tiros no Agreste

“Mesmo se a enfermeira conseguir fazer o atendimento, que não é seu papel, se necessário algum medicamento, ou ela não pode prescrever, ou o mesmo está faltando na USF, digo isso, de medicamentos básicos. O médico que veio é um ignorante que já veio outra vez. Ele veio só naquela semana e não voltou mais”, ela ainda ressalta:

“A enfermeira, a técnica em enfermagem, o dentista, os auxiliares estão trabalhando todos os dias no atendimento, mas eles não conseguem fazer muita coisa sem o médico. Desde o governo de Luciano que isso não tinha acontecido mais. Até o ano passado a gente não podia falar nada, porque foram trazidos vários atendimentos que antes tínhamos que pegar a requisição aqui para ir fazer na cidade, mas esse ano, as coisas começaram a desandar”.

Veja também:   Fiscalização: Secretaria inicia operação para flagrar empresários que sujam rodovias

O OUTRO LADO

Nesta segunda-feira (22), o Farol de Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Serra Talhada que informou que o médico pediu desligamento, mas estão à procura de um outro profissional para atender a comunidade. 

“Informamos que o médico que atendia no posto da localidade pediu desligamento. A Secretaria está à procura de profissional para ocupar a vaga, mas infelizmente, alguns não aceitam pela distância do lugar, mas continuamos a procura. Estamos aguardando dois médicos do programa médicos pelo Brasil e um pelo programa mais médicos. Tambémia estamos aguardando a finalização do processois ma seletivo que tem vagas para médicos”, informou em nota a Secretaria municipal de Saúde.

Veja também:   Professora é investigada após mandar alunos baterem em criança muçulmana

SEGUNDO CASO 

Este é o segundo caso de denúncia de falta de médico em UBS na zona rural de Serra Talhada  Os moradores do Sítio Jardim, no Distrito de Água Branca, estão há cerca de dois meses sem médico na Unidade Básica de Saúde da comunidade.

Diante do problema, os serra-talhadenses entraram em contato com o Farol de Notícias para comentar a situação e cobrar da Secretaria de Saúde o retorno dos atendimentos médicos [relembre o caso].

LEIA MAIS

Moradores dizem que estão sem médico na UBS e cobram a Márcia