Imagens cedidas ao Farol

Publicado às 06h50 deste domingo (10)

Faleceu na última quinta-feira (7), Luís Carlos de Oliveira, mais conhecido como Luís do Cristo ou Luís da Rapadura Gigante.

Seu Luís era natural de Natal-RN, mas morava em Ji-Paraná (RO), antes de vir morar em Santa Cruz da Baixa Verde, a Capital da Rapadura. Na cidade de Ji-Paraná, era conhecido como Luís dos Bois, pois através da sua arte, construiu muitas esculturas de bois que estão instaladas, nas fazendas do Estado do Mato Grosso (MT).

O artesão aprendeu o oficio ainda criança, com nove anos de idade, começou a brincar com o resto de massa de concreto que sobrava do trabalho do pai, que era pedreiro. Com as mãos ele modelava massas de concreto, criando pequenas esculturas de animais, daí não parou mais.

“Nunca imaginava que poderia vir a se tornar um escultor, foi tudo acontecendo naturalmente”, dizia seu Luís.

Em Santa Cruz da Baixa Verde, deixou seu legado, planejou e construiu o Maior Monumento de Rapadura do Mundo, que fica localizado na entrada do município.

Também na entrada da cidade, Luís Oliveira deixou pronto, os burros e o cambiteiro, esculturas que vão contar a história do município. Outra escultura preparada e entregue, foi a Pinha Gigante no Distrito de Jatiúca, mostrando o potencial do distrito. Além dessas obras, Luís deixou outras, como o engenho, não foi possível entregar.

Na cidade vizinha de Manaíra-PB, o artesão também deixou sua marca, uma Bíblia Gigante foi preparada e entregue, a gestão municipal.

O escultor utilizava a técnica sobre o concreto, utilizando, armação de ferragens e tela galvanizada. Desta forma a escultura ficava mais leve e não perdia a plasticidade do trabalho. Em média ele levava 30 dias, para concluir uma obra.

Na vida, ele cultivou amigo por onde passou, homem integro e trabalhador, seus filhos só tem o que se orgulhar, pois seu pai deixou um grande trabalho espalhado pelo país. Agora, o escultor das grandes obras, descansou e vai poder observar seu legado, ao lado do criador do mundo.

“Descanse em paz amigo, você escreveu sua história, tenha certeza que seus filhos vão honrar seu legado dignamente”, falou o prefeito Irlando Parabólicas.