Do Terra

Foto: EPA / Ansa – Brasil

Madeleine Albright, a primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos e responsável por orientar a política externa americana após a Guerra Fria, morreu de câncer nesta quarta-feira (23), aos 84 anos.

“Estamos com o coração partido em anunciar que a Dra. Madeleine K. Albright, a 64ª secretária de Estado dos EUA e a primeira mulher a ocupar esse cargo, faleceu hoje cedo. A causa foi o câncer”, disse a família no Twitter.

Albright foi escolhida pelo então presidente Bill Clinton em 1996 e ocupou a função por quatro anos. Até a eleição de Kamala Harris como vice-presidente, em 2020, ela estava entre as três mulheres que exerceram o cargo mais importante de um governo dos EUA.

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, prestou homenagem à Albright no início de seu discurso na Assembleia Geral.

“Sua história – de fugir da Tchecoslováquia como refugiada ainda jovem e subir ao mais altos níveis do governo dos EUA – me veio à mente em meio à atual crise na Ucrânia. Espero fazer justiça à sua memória hoje”, disse a diplomata.