Anunciada para entrar em funcionamento já neste mês de março, as novas regras que devem gerir a função de mototaxistas, motofretistas e motobóis só devem entrar em vigor a partir do mês de abril. Em Pernambuco, dos 40 mil motoqueiros catalogados no estado, só 500 conseguiram se enquadrar nas novas normas até o momento.

Essa é a terceira vez que o prazo é adiado por pressão da categoria, que adiou a aplicação das resoluções 350 e 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2010. Agora, os mototaxistas, motofretistas e motobóis terão até 4 de abril para se enquadrar. A decisão foi tomada em reunião entre representantes de Detrans e o presidente do Denatran, na semana passada.

A nova lei deveria ter entrado em vigor em 2011. De acordo com as orientações do Denatran passa a ser obrigatório o uso de itens de proteção, como cotoveleira, colete reflexivo, antena corta-pipa, protetor de pernas, luvas fechadas e capacete com visor. Além disso, os profissionais devem se submeter a um curso especializado com duração de 30 horas, e as motos, exibir placas da cor vermelha, designando veículo de aluguel.

EM SERRA TALHADA

O mototaxista serratalhadense que não estiver cadastrado na prefeitura e não possuir os equipamentos e o curso exigido pelo Denatran poderá ser impedido de trabalhar. De 750 condutores cadastrados pelo poder municipal para realizar o curso de direção defensiva, só 300 tinham condições de receber a placa vermelha. “Mas apenas 204 participaram do curso”, comentou o secretário Célio Antunes, em conversa com o FAROL no final de outubro (relembre aqui).

FAROL com informações do Jornal do Commércio