Do G1

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (CAOCrim) do Ministério Público de São Paulo pediu nesta terça-feira (14) uma investigação contra o médico Renato Kalil, acusado pela influencer Shantal Verdalho e pela jornalista britânica Samantha Pearson de ter cometido violência obstétrica durante o parto.

A solicitação foi feita para a Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central da capital paulista após a divulgação de reportagens sobre os casos.

Até o momento, os integrantes do CAOCrim identificaram a suspeita da prática de três crimes, baseados no relato das pacientes, e que devem nortear as investigações: dano psicológico da vítima, divulgação de imagens de nudez e crime de injúria.

As suspeitas devem ser apuradas pela Promotoria de Violência Doméstica, que decidirá sobre os próximos passos da investigação.

Caso exista alguma queixa registrada na Polícia Civil, o MP também deve acompanhar os trabalhos.

Além da investigação que deve ser aberta pelo MP, o Hospital São Luiz de São Paulo também apura a denúncia de violência obstétrica sofrida por Shantal durante o parto da segunda filha da influencer, realizado em uma das suas unidades na capital paulista em setembro deste ano por Kalil.

Em nota, o hospital afirma que não recebeu uma reclamação formal da paciente, mas que, diante das notícias, vai apurar o ocorrido.

“O Hospital São Luiz não recebeu nenhuma reclamação relacionada ao parto da sra. Shantal Verdelho, mas, diante das notícias veiculadas, irá apurar o ocorrido. A instituição reitera seu compromisso em coibir qualquer comportamento inadequado à prática médica”, disse em nota.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) também informou que abriu um processo interno de apuração sobre as denúncias da influencer.

As denúncias

 

A jornalista britânica Samantha Pearson, correspondente do jornal The Wall Street Journal no Brasil, afirma que também sofreu violência obstétrica do ginecologista durante o parto do seu filho. Samanta contou a história em entrevista ao jornal “O Globo”, após saber das denúncias da infuenciadora Shantal Verdelho contra o médico.

Segundo a jornalista, o obstetra acompanhou suas duas gestações. Em uma consulta no começo de 2020, faltando um mês para o parto do segundo bebê, ela ouviu insultos de Kalil.

“E ele olhou pra mim disse: ‘seu marido é bonitão e se você não emagrecer ele vai te trair’. Eu me senti super humilhada, essa que é a palavra, ele me fez sentir humilhada várias vezes”, disse ao SP1.

Na manhã desta terça-feira (14), Shantal desabafou em suas redes sociais sobre o assunto.

“Confesso que não estou muito bem, é difícil não me ver bem, emocionalmente falando”, disse a influencer. “É uma história realmente pesada”.

 

Em áudio de conversa íntima vazada nas redes sociais, a influencer acusou Kalil de usar palavrões contra ela durante o parto e expor sua intimidade para o pai da criança, Mateus Verdelho, durante o procedimento e também para terceiros.

“Queria pedir para vocês compreensão, porque esse é um assunto que me constrange, é um assunto íntimo. Pelo menos um assunto que era para ser íntimo, não era para ter saído do âmbito familiar e das minhas amigas mais próximas. E que envolve a minha filha, e o rostinho dela em as notícias, de uma bebezinha de três meses”, disse Shantal em seu perfil no Instagram.

A influencer disse ainda que costuma ser o “porto seguro” de sua família, mas que desta vez se permitiu ficar triste. “Já já ressurjo das cinzas”, afirmou.

O médico Renato Kalil nega as acusações e afirma que “o parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto”.

A reportagem do g1 procurou o médico e a influencer para comentarem a investigação, mas eles disseram que não se pronunciarão além do que já foi dito oficialmente (leia abaixo). 

Por causa da grande repercussão do caso, o médico deixou as redes sociais e a influencer anunciou um período de afastamento das postagens “para estar com a família”.

Áudios vazados

 

As denúncias de Shantal Verdelho vieram a público depois que um áudio dela foi vazado nas redes sociais. Nele, a influencer contava para as amigas a experiência ruim que sofreu durante o parto da pequena Domênica.

“Demorei para perceber o que tinha acontecido porque na hora do parto eu tava em uma outra dimensão. (…) Foram várias posturas dele muito ruins e acabou sendo horrível meu parto. Se eu mostrar [o vídeo], vocês vão sentar e chorar”, conta ela para as amigas.

Vídeos curtos do parto onde o médico fala alguns palavrões também começaram a circular por grupos de What’sApp de mães e gestantes.

Shantal confirmou, por meio de nota, o conteúdo do áudio e vídeos, mas disse lamentar que uma conversa privada dela tenha ido parar nas redes sociais, no que chama de “assunto delicado e ainda constrangedor”.

“Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”, afirmou Shantal Verdelho em comunicado oficial no sábado (11).

Denúncias de violência

 

No desabafo feito às amigas, a influencer narrou várias passagens onde o médico usou palavrões e palavras de baixo calão durante o parto em setembro.

“Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala ‘Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra’… depois que revi tudo, foi horrível”, comenta a influencer.

“Ele chamou meu marido e falou: ‘Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela’. Ele falava de um jeito como ‘olha aí, onde você faz sexo, tá tudo fodido’. Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido”, completa.

Ela disse também que vai tomar providências jurídicas contra o médico, “em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde”

O que diz o médico

 

Procurado, o médico Renato Kalil se pronunciou através de comunicado oficial e disse que foi surpreendido pela repercussão do caso.

“O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto”, declarou a nota.

“A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra. O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente”, completou.

Exposição de intimidade

 

O áudio vazado tem cerca de cinco minutos. Nele, a influencer com mais de 1,5 milhão de seguidores conta que o médico teria falado da vagina dela para terceiros, expondo sua intimidade.

“Ele quebrou o sigilo médico. (…) Descobri que falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo ‘Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual'”, relatou.

A influencer também acusa o profissional de ter revelado o sexo de sua bebê, sem consentimento dela, em suas redes sociais.

“Esperei meses pra saber o sexo da minha bebê e ele me tirou o direito de contar isso pra minha família. Minha irmã ficou sabendo antes pelo Instagram dele e, na hora, disfarçou uma reação”, contou Shantal.

Íntegra da nota do médico

 

O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente. O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto. A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra”.

Íntegra da nota da influencer

 

“A influenciadora e empresária Shantal Buonamici Verdelho lamenta que esse caso tenha se tornado público em um momento tão delicado e importante da vida dela e de sua família, uma vez que são poucos meses de vida de Domenica, sua segunda filha com Mateus Verdelho. No entanto, confirma o áudio e os vídeos que foram vazados e provindos de um grupo privado de whatsapp, junto a amigas e mães. Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas.

Por ser um assunto delicado e ainda constrangedor, Shantal anteriormente informou aos veículos que não iria se posicionar, porém, com as recentes declarações do médico responsável pelo parto em vários veículos de imprensa, seguido da exclusão de seu Instagram profissional, Shantal vem a público por meio desta nota, em respeito a todos seus seguidores, mães e famílias que a acompanham e reitera que: Apesar de ser difícil passar por esse processo pessoal em meio aos cuidados de sua filha recém nascida, em vista dos últimos ocorridos divulgados pela falta de decoro de um profissional da área da saúde, estará também nos próximos dias tomando as devidas providências jurídicas. Ela agradece todo o carinho que está recebendo desde que isso se tornou público”.