Publicado às 13h02 desta sexta-feira (13)

Da Assessoria

Psicodelia, blues, música brasileira, rock´n roll, poesia e aquele flerte com o cinema. É a programação para os dias 14 e 15 de março no sertão do Pajeú. Triunfo e Serra Talhada recebem, respectivamente, o espetáculo Mergulho. São canções autorais dos 02 discos de Petrônio e as Criaturas, clássicos da MPB de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Arnaud Rodrigues e do cancioneiro do cangaço, poemas de vates do pajeú e temas instrumentais de cinema. Antes haverá a exibição do longa-metragem “O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”.

O documentário, dirigido por Petrônio Lorena, foi exibido na 40.a Mostra internacional de SP, classificado para a finalíssima na competição internacional, lançado comercialmente em dez capitais brasileiras em 2018, em 17 municípios do interior pernambucano e convidado para diversas universidades: USP, UNIFESP, UNICAMP, UFPE, UFMT, além da Academia Pernambucana de Letras. O filme trata de pessoas-poemas e da poesia da fronteira do Pajeú pernambucano com o cariri paraibano a partir do mote da ex-meretriz e famosa poetisa Severina Branca.

Veja também:   Cresceu quantidade de uniões homoafetivas e de divórcios

Alguns convidados especiais vão abrilhantar o show: Aurélio Melo, baixista da banda Lampiônicos e Cristiano Leite, baterista da Banda Vizzu. Haverá um espaço no meio do show dedicado a apresentação de alguns poetas locais. Como prévia do MERGULHO, no dia 13 de março vai haver a exibição longa-metragem “O Gigantesco Imã”, longa dirigido por Petrônio Lorena e Tiago Scorza, no auditório da UAST/UFRPE às 19h no sob intermediação do professor José Antônio Feitosa Apolinário.

O filme é um documentário que versa sobre a vida e obra de Evangelista Ignácio, serra-talhadense inventor da Asa delta, de câmeras de filmar e projetores, armas em formatos inusitados. O filme foi vencedor do Festival de Cinema de Triunfo em 2015, nas categorias ‘melhor filme” e “melhor trilha sonora”.

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

Petrônio e as Criaturas – Ossos da Alma

Petrônio e as Criaturas – Troglodita