De O Globo

O presidente Jair Bolsonaro testou negativo para o novo coronavírus, segundo informou o próprio presidente em rede social. Ele começou a ser monitorado desde a manhã de quinta-feira, quando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.

Bolsonaro informou o resultado dos exames no Facebook junto de uma foto no qual aparece dando uma banana para jornalistas, em um episódio recente em Brasília.

EUA: Trump está ‘muito preocupado’ após contato com Wajngarten e Bolsonaro, diz fonte

Wajngarten participou da comitiva da viagem presidencial aos EUA e esteve em jantar no sábado com Bolsonaro e Donald Trump. Segundo fontes próximas ao presidente americano, Trump estaria “muito preocupado” após entrar em contato com Wajngarten e Bolsonaro, embora tenha procurado transmitir tranquilidade publicamente.

Especial visual: Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Pouco após publicar no Facebook, o presidente repetiu a postagem no Twitter, desta vez a foto de outro momento em que deu uma “banana” para jornalistas. Em seguida, fez um ataque a imprensa, em letras maiúsculas: “NÃO ACREDITE NA MÍDIA FAKE NEWS! SÃO ELES QUE PRECISAM DE VOCÊS!”, escreveu.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

Dois minutos após a manifestação do marido, a primeira-dama Michelle Bolsonaro comemorou o resultado dos exames no Instagram. “Boa tarde! Resultado negativo para família/funcionários para o coronavírus. Obrigada pelas orações”, afirmou Michelle na rede social.

Assim como o secretário Fabio Wajngarten, Michele e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, integravam a comitiva para os EUA acompanhados de quatros ministros: Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional; Fernando Azevedo e Silva, da Defesa e Bento Albuquerque, de Minas e Energia.
Eduardo testa negativo

Por volta das 13h, Eduardo Bolsonaro afirmou no Twitter que também testou negativo para coronavírus. Ele ainda negou que tenha falado com “alguém da imprensa” que os testes do pai tenham dado positivo, como informou a Fox News.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

“Até porque essa informação jamais chegou para mim”, escreveu.

A reportagem da emissora americana, no entanto, aponta que ele falou diretamente à Fox News. Um dos autores do texto, John Roberts, reiterou no Twitter que Eduardo disse ao veículo que o resultado havia sido positivo e depois mudou a versão.

O resultado de Augusto Heleno deu negativo, segundo informou a colunista Bela Megale. Pelo Twitter, Eduardo confirmou a informação e acrescentou que ele também testou negativo para a infeccção. Ontem, ministro Bento Albuquerque também teve divulgado resultado negativo para a doença.

Na manhã desta sexta, o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e o ministro ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, estiveram no Palácio da Alvorada. O presidente recomendou ontem que amigos não o visitassem até que ele recebesse o resultado do teste.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

Manifestações

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro apareceu com uma máscara durante sua tradicional transmissão ao vivo semanal no Facebook. Ele disse que ainda aguardava notícias sobre o teste e orientou que fossem “repensadas” as manifestações programadas por seus apoiadores para acontecerem no domingo.

Bolsonaro também apareceu em rede nacional às 20h30m em um pronunciamento gravado no qual não utilizava a máscara. Reiterou sua sugestão para que os protestos a favor do governo não sejam realizados em razão da necessidade de evitar aglomerações de pessoas em meio à crise do coronavírus.