O bairro do Mutirão em Serra Talhada, o de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, vai ganhar uma mini-fábrica de sabão. Cerca de 400 pessoas serão beneficiadas com a iniciativa. Todas elas fazem parte da associação comunitária do bairro e já desenvolvem trabalhos na localidade, como produção de artesanato e corte e costura. A intenção do governo, informa a primeira-dama do município Karina Duque, é de ajudar todas as associações existentes na cidade com atividades que geram emprego e renda. “Queremos dar prioridade às mulheres, para que elas desenvolvam atividades que as ajudem a adquirir independência”, comentou.

Karina foi a principal articuladora para que a mini-frábrica de sabão chegasse à Capital do Xaxado. Segundo ela, a previsão é que o Mutirão receba o equipamento em abril. No início desta semana, 15 associações de dez bairros de Serra Talhada estiveram reunidas com a primeira-dama na sala de reuniões da prefeitura para conhecer o projeto da mini-fábrica. O objetivo do governo é que cada bairro seja beneficiado com projetos de fortalecimento aos arranjos produtivos locais e que estejam de acordo com o perfil de cada localidade.

“Por isso realizamos um planejamento para que cada associação identifique a potencialidade do seu bairro, e a partir daí – com esse diagnóstico em mãos – possamos pensar alternativas de incentivo a cada comunidade”, citou Karina Duque. As atividades de apoio às associações contam com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A vereadora Vera Gama (PHS), única parlamentar mulher na Câmara Municipal de Serra Talhada, também participou da reunião com os associados e vai apoiar a iniciativa.

DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO