Enquanto o bloco governista se fortalece e já tem reunião marcada para discutir o nome do futuro presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), a bancada de oposição parece que encontra-se inerte. Na CMST o quadro é o seguinte: as duas grandes forças da aliança governista no estado perderam em Serra Talhada. O Partido da República (PR), do deputado Inocêncio Oliveira, não elegeu sequer um vereador e o PSB, do governador Eduardo Campos, conquistou apenas uma cadeira no parlamento, com a eleição do médico Leirson Magalhães. Por ser novato, ele será apenas um coadjuvante no xadrez político do legislativo.

Na prática, a bancada de oposição ainda está sem rosto e procura uma identidade. O vereador Márcio Oliveira (PTN), reeleito em 2012, não costuma radicalizar e sempre fez uma oposição tímida. O soldado Cição (PRP) e Gilson Pereira (PSD) devem atuar sob orientação do deputado Sebastião Oliveira e o petebista Pinheiro de São Miguel vai rezar na cartilha do deputado Augusto César.

A dúvida fica em torno do comportamento dos vereadores Agenor de Melo Lima (PTB) e Zé Raimundo Filho (PTB). Faz muito tempo que o deputado Augusto César perdeu o controle do seu grupo político e a relação com os dois parlamentares está, sim, fragilizada. A atuação de Agenor e Zé Raimundo, a partir de 2013, pode fazer muita diferença no embate com o governo.