As contradições em relação a Duque e ao PSB

Publicado às 05h57 deste sábado (9)

Em outubro de 2011, Luciano Duque deixou o grupo do ex-deputado Inocêncio Oliveira e rumou para o Partido dos Trabalhadores (PT). Luciano acabou sendo eleito um ano depois prefeito da cidade e reeleito em 2016. Essa semana Luciano Duque anunciou, por meio de uma nota, que está deixando o PT e entrando no Solidariedade para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e para apoiar Marília Arraes como candidata a governadora.

Na nota, Duque agradece a vários integrantes do PT que o apoiaram desde a sua entrada até os dias atuais. Entre os nomes citados estão os dos ex-deputados Manoel Santos e Pedro Eugênio, ambos já falecidos. No documento fica evidente que algumas coisas precisam ser explicadas, por exemplo, o papel do senador Humberto Costa na entrada e na saída do ex-prefeito da sigla petista.

Revirando o nosso baú encontramos uma notícia que resume bem como era complexa essa relação entre Duque e Humberto Costa, assim como a do senador com o PSB. Em setembro de 2016, meses após a impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ter sido aprovado no Congresso Nacional com o apoio do PSB, Humberto Costa, que na ocasião havia vindo a Serra Talhada para encerrar a campanha de Luciano para a reeleição, declarou com exclusividade para o Farol que Duque tinha realizado uma “administração competente” e “que tinha um gosto melhor … ganhar do PSB, e do PSB mais arrogante que existe”.

Leia a matéria publicada em 28 de setembro de 2016, e busque compreender melhor o que pode estar acontecendo nos bastidores da saída de Duque do PT. As fotos são do repórter fotográfico Alejandro j. García.

As contradições em relação a Duque e ao PSB

ELEIÇÕES 2016 Ao Farol,  Humberto Costa diz que Duque faz governo honesto e vai derrotar ‘PSB arrogante’ (dia 28 de setembro de 2016)

Nessa quarta-feira (28) o senador Humberto Costa mirou sua ‘metralhadora giratória’ no PSB e PR, e durante entrevista ao FAROL, admitiu que vencer as eleições em Serra Talhada vai ter um ‘gostinho especial’. O PT só tem dois municípios em Pernambuco com chances de vencer as eleições- Serra e Surubim- mas na Capital do Xaxado a vitória será comemorada de forma diferente.

“Naturalmente que sempre é bom ganhar uma eleição, mas eu entendo que a população de Serra Talhada, ao longo desse trabalho que foi feito por Luciano Duque, tem hoje a certeza que ela tem que pensar em si própria, em seu futuro e não há hoje qualquer alternativa que seja melhor que a recondução de Luciano”, disparou, aproveitando para provocar Humberto provocação aos socialistas e republicanos. “Agora lógico que a gente ganhar do PSB, e do PSB mais arrogante que existe, e o PR tá nesse meio, então eu acho que têm um gosto ainda melhor”, declarou o petista, fazendo questão de lembrar a derrota imposta pelo PT em 2012 em Serra Talhada.

GESTÃO DIFERENCIADA

Na opinião do senador petista, a gestão do prefeito Luciano Duque é diferenciada em Pernambuco e por isso conta com aprovação popular. “A administração de Luciano Duque é totalmente diferenciada do padrão que a gente encontra na maioria das cidades do interior, porque é uma administração transparente, é uma administração honesta, é uma administração competente e que pensa uma Serra Talhada para o futuro. Essa vitória vai ser para nosso partido uma marca importante”, confirmou Costa.