Publicado às 05h08 deste sábado (9)

O nome do deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato ao governo pela Frente Popular de Pernambuco, não é consenso entre os partidos, sofre resistência, e deve provocar racha a partir de Serra Talhada. A decisão de apoiar o PSB tem apoio da ala liderada pelo senador Humberto Costa, mas o PT de Serra Talhada vai dar combate. Quem deixou claro esta posição foi a presidente do diretório municipal, Cleonice Maria, durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol.

“Eu quero colocar aqui primeiro que no PT existem várias forças políticas, vários grupos. Eu faço parte de uma força na qual é contrária a essa condução que está sendo dada ao processo eleitoral do estado, dessas composições. Eu faço parte de uma ala dentro do PT que, por exemplo, é contra o nome de Danilo Cabral para disputar a majoritária. Primeiro, por conta dessa questão desse histórico dele que a gente conhece e a gente não pode, pelo que a gente defende, ser favorável a isso daí [referindo-se ao voto pelo impeacheament de Dilma]. Segundo, porque as composições como elas foram discutidas a gente não concorda. A gente tem uma discussão dentro do partido, que hoje o PT em Pernambuco se saísse com uma candidatura própria teria muito mais positividade em relação a isso. O terreno está muito melhor hoje se a gente disputasse uma candidatura própria, isso é fato. A gente tem essa defesa, não só o meu grupo político. Mas tem outros grupos políticos dentro do PT que tem essa mesma visão, que tem esse mesmo pensamento”.

DISPUTA PELO SENADO

Ainda durante a entrevista, a serra-talhadense citou o debate em torno do nome que o PT deve indicar para o Senado, na chapa governista, e reforçou que a cúpula do partido não vem escutando as bases sobre o assunto.

“A gente não foi favorável a essa junção com o PSB colocando esse nome, nós estamos ainda disputando a candidatura ao Senado, vendo como vai ficar essa composição para o Senado. E a gente vai para as cidades, e eu falo da minha cidade, da minha região que eu falo com os outros diretórios e isso não é um pensamento fixo da minha corrente política. Vários diretórios daqui do Sertão também tem esse pensamento e também são contrários a forma como foi conduzido, a gente não foi ouvido. Isso que você falou é verdade, a gente não foi ouvido, não participamos dessas discussões. Isso é uma das coisas que a gente diverge e por isso a gente chamou o encontro aqui no último domingo trazendo vários diretórios. E a composição do PSB com o nome que foi colocado. Essa discussão não encerrou, ela continua, e essas forças políticas do partido continuam também com esse pensamento”, reforçou Cleonice.

CRÍTICAS A HUMBERTO COSTA

O Senador Humberto Costa, que vem fazendo das ‘tripas coração’ para manter o PT subserviente ao projeto do PSB, também foi duramente criticado por Cleonice Maria.

“Agora, isso fruto de toda uma política construída sem uma discussão ampla. Eu quero agora fazer uma ressalva nessa minha fala em relação a direção nacional. O último congresso do PT foi tirada uma determinação de que as discussões de coligações nos estados elas passariam pela direção nacional. A direção nacional é quem ia dar o click final. Então, isso a gente sabe, isso é de acordo. O que a gente não está concordando, por exemplo, vou falar aqui do nosso estado, é que essa discussão seja feita pelo número isolado de pessoas. E aí entra o senador Humberto Costa puxando esses ajustes sem escutar as outras lideranças do partido no estado. Esse formato enfraquece o PT e não ajuda a gente dar um combate de forma mais veemente, e quando você participa você tem mais força para dar a sua contribuição”, disse a petista, continuando:

“A gente lamenta essas percas, mas ao mesmo tempo vamos continuar nas nossas trincheiras fortalecendo o PT, porque nós acreditamos nesse partido e ainda tem muita gente que continua. Saiu uns comentários que junto de Marília saiu várias pessoas de várias regiões do estado. Isso não aconteceu, até onde eu sei, isso não aconteceu. Fora Marília, a outra pessoa que saiu do partido foi Luciano Duque. Os demais que foram cogitados, que a imprensa especulou que iria sair junto com ela não saiu. Pelo menos não que a gente tenha conhecimento, as pessoas continuaram no partido. E é aqui o nosso fórum de discussão, é aqui a nossa trincheira de luta e é aqui que a gente vai dar continuidade a esse processo”.