Com informações do Blog do Magno

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), voltou a lançar críticas pesadas à política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff.  As declarações foram feitas nesta quinta-feira (12) após receber o título de cidadão de João Pessoa, na Paraíba. Para o socialista, o Governo Federal estaria sendo relapso no planejamento de ações para atrair investimentos privados. De acordo com Eduardo Campos, a recessão da economia a nível mundial não pode ser utilizada como desculpa para o baixo crescimento do país.

“Até 2010 o Brasil foi de um jeito. De 2011 para cá, o país tem ido de outro jeito. É fato que temos uma crise econômica mundial, mas isso por si só não justifica a queda do crescimento de nossa economia. Quando ela começa a diminuir os pequenos negócios começam a sofrer com inadimplência e cresce o desemprego. Estamos crescendo praticamente a metade do que cresce o mundo e o Nordeste precisa crescer mais que o Brasil. Há estudos que dizem que a renda média das famílias da região só chegará na mesma posição de São Paulo se crescermos 2% acima da média do Brasil por mais de 20 anos”, comentou.

Ao comentar os estragos causados pela estiagem no sertão, Eduardo Campos se queixou do ritmo lento das obras para combater a seca, inclusive em relação à transposição do Rio São Francisco.

“Você tem que ter um time e ter planejamento. Se você não conhece a realidade, não planeja e põe um time fraco não tem como ganhar. Tivemos uma tremenda seca que ainda se arrasta, mas essa situação poderia ser melhor se tivéssemos obras de adutoras e se tivéssemos completado a transposição do São Francisco. Esses investimentos deveriam ser feitos quando chovesse também. Isso de só fechar a porta depois que se é roubado está errado. Entretanto, essa é a cultura que vem de Brasília e que precisa ser rompida pela capacidade dos nordestinos”, afirmou.