Da ISTOÉ

Foto: Ayman HENNA / AFP

O papa Francisco alertou nesta quarta-feira (1º) que o trigo não pode ser usado como “arma de guerra”.

A declaração foi dada durante a audiência geral do pontífice no Vaticano e chega em meio ao bloqueio naval imposto pela Rússia aos portos da Ucrânia no Mar Negro, impedindo o país de escoar sua produção de grãos para o exterior.

“Por favor, que não se use o trigo, alimento de base, como arma de guerra”, disse o líder da Igreja Católica. “Gera grande preocupação o bloqueio das exportações do trigo da Ucrânia, do qual depende a vida de milhões de pessoas, especialmente nos países mais pobres. Dirijo um apelo fervoroso para que sejam feitos todos os esforços para resolver tal questão e para garantir o direito humano universal à alimentação”, acrescentou.

A Ucrânia tem mais de 20 milhões de toneladas de grãos estocadas em seus silos, mas a Rússia diz que só levantará o bloqueio no Mar Negro se as sanções ocidentais contra o país forem revogadas. Além disso, tanto Kiev quanto a União Europeia acusam as tropas russas de roubarem trigo ucraniano.

A ONU já alertou que essa situação arrisca provocar uma crise alimentar mundial, com a disparada dos preços de grãos no mercado internacional. (ANSA).