São 222 anos de tradição. Tempo suficiente para governo nenhum botar defeito. E até decretar a Festa de Setembro de Serra Talhada como um dos principais eventos turísticos de Pernambuco. Mas a realidade é outra. Segundo o presidente da Fundação Casa de Cultura, órgão ligado à prefeitura, Tarcísio Rodrigues, em oito anos de gestão Carlos Evandro (sem partido), o governador Eduardo Campos (PSB)  achou suficiente apoiar a maior festa do Sertão do Pajeú somente três vezes.

No outros anos, toda a produção foi executada com (agora se entende porque o prefeito usa tanto esse termo) recursos próprios. “E nos anos que contamos com o apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco ) foi um desafio ter que buscar apoio junto ao órgão, devido às inúmeras dificuldades oferecidas por eles para ter que nos ajudar”, relembra Tarcísio Rodrigues.

Ele se surpreende quando recorda que o atual secretário de Turismo do Estado – o qual possui competência de garantir investimentos às festividades nos municípios -, Alberto Feitosa, está no governo por indicação do deputado Inocêncio Oliveira (PR).  “A única vez que consegui contratar com a Fundarpe, tive que pagar os artistas com dinheiro da própria prefeitura para depois receber deles. E nesse trâmite faltou pouco para um calote, porque demorou muito para eles nos pagarem”, recorda Rodrigues.

MÚSICOS ESTÃO SEM RECEBER DESDE MARÇO

Mas o calote que quase atinge o produtor Tarcísio Rodrigues, vitimou outros artistas. Cerca de 20 músicos serratalhadenses que prestaram serviços para Fudarpe ameaçam ocupar a sede do orgão em Recife para cobrar cachês que não foram pagos pela instituição. Eles se apresentaram em março passado, no pátio da feira livre de Serra Talhada, como parte da programação do Projeto Cultura na Feira e até agora não viram a cor do dinheiro

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SETEMBRO 2012

Nesta quinta-feira (30) a partir das 21h será realizado um Tributo à Assisão, o grande homenageado da festa, que comemora 50 anos de carreira. Há dois anos a festa foi dividia em dois polos, um na PraçaSérgio Magalhães (Polo Cultural) e o Pátio da Feira. A partir do da próxima segunda-feira (3), serão realizados os shows das atrações nacionais.

Veja a programação:

Segunda-feira (3/09)

Aviões do Forró

Mano Walter

Terça-feira (4/09)

Luan Santana

Garota Safada

Quarta-feira (5/09)

Forró dos Plays

Elba Ramalho

Quinta-feira (6/09)

Dorgival Dantas

Forró das Antigas