professores 4A relação de cordialidade entre os professores da rede municipal de ensino e a Prefeitura de Serra Talhada está se quebrando e podem acontecer protestos caso negociações não avancem. Este é o sentimento de um grupo de professores ouvidos pela reportagem do FAROL, que esperam por uma atitude mais ousada por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest).

Os professores querem um reajuste de 15% mais 2% nas progressões. O pleito é superior ao índice do governo federal que é de 13%, mas a categoria não se limita a questões salariais. Cobram vale transporte para os professores da zona rural, plano de saúde para todos os trabalhadores, e prestação de contas bimestral dos recursos do Fundeb.

O prazo dado pela categoria para que o governo apresentasse uma contraproposta acabou no último dia 20. Mas nada foi oferecido. Durante entrevista a uma emissora de rádio, na semana passada, o prefeito Luciano Duque admitiu que não era possível atender o pleito dos professores por dificuldades de caixa. Caso haja uma queda de braço entre as partes, o presidente do Sintest, Sinézio Rodrigues, promete partir para o confronto com o governo petista.