dsc_0230

Fotos: Farol de Notícias / Manu Silva / Jamilys Nogueira

A ocupação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Uast) por estudantes da unidade já contabiliza nove dias de resistência e tem sido aberto o espaço para diversas atividades culturais. Na última segunda-feira (7), o artista indígena do povo Makuxi, Jaider Esbell, lançou sua exposição ‘It Was Amazon’ em uma cerimônia de benção e integração entre os povos indígenas e os espectadores, a banda A Dobra também participou da atividade.

Já nessa terça-feira (8), após uma tarde de debates entre professores, estudantes e o artista, um pequeno mural começou a dar cor as paredes com tijolos aparentes da Uast. Em conversa com o FAROL, a professora Paula Santana, responsável pela atividade com Jaider, afirmou que a diretoria não só foi comunicada da ação, assim como também liberou a parede para que os estudantes pintassem.

dsc_0209

As atividades continuam ao longo da semana e nesta quarta-feira (9), a ocupação receberá cerca de 30 jovens indígenas da etnia Pankararu, realizarão um debate sobre os povos indígenas em Pernambuco, às 19h. Na quinta (10), na área externa entre os blocos 1 e 2  haverá a primeira exibição do filme Aquarius no Sertão do estado e os estudantes ganharam novo gás com um vídeo que a atriz Sônia Braga enviou pela internet.

Sônia interpreta Clara, uma jornalista aposentada e escritora que mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Durante a trama de Kléber Mendonça Filho, os jovens da ocupação e toda a comunidade serra-talhadense está convidada a ver Clara enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

dsc_0194 dsc_0204 dsc_0205 dsc_0201