Foto: Arquivo Farol de Notícias

Publicado às 19h15 desta segunda-feira (6)

É ano eleitoral! Por isso mesmo, nada melhor do que rever antigos ‘casamentos’ e ‘divórcios’ políticos como forma de preparar o eleitor serra-talhadense para o que virá nestes próximos meses. Afinal, nunca é bom demais lembrar… Ou melhor, recordar é viver!

Com isso, o Farol inaugura, a partir deste mês de janeiro até as eleições de outubro próximo, a série NO BAÚ DA POLÍTICA, com o objetivo de evidenciar imagens icônicas de campanhas passadas, e que são importantes para os leitores entenderem o contexto histórico em que estão inseridos em 2020.

Afinal, tudo faz parte de um processo que você, eleitor, ajuda a construir. Na foto de estreia deste quadro, escolhemos pinçar dos nossos arquivos uma cena emblemática: o dia de posse do prefeito Luciano Duque, então filiado ao PT, em 1º da janeiro de 2013.

Ao seu lado direito, vemos Carlos Evandro o principal ‘fiador’ daquela candidatura. Carlos na ocasião pôs “a mão no fogo” por Duque enfrentando e rachando com os antigos aliados Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira, acreditando mesmo no projeto que havia pensado para “sua criatura”.

No lado esquerdo, a vice-prefeita, Tatiana Duarte, que apareceu de repente, fruto de uma articulação política que contou com a influência forte do esposo dela, o radialista Marquinhos Dantas, pré-candidato em 2020, como o é, também, Carlos…

Em pouquíssimo tempo, essa foto seria rasgada ou esquecida nos porões da memória pelos três personagem que a representam. De mãos dadas, eles selam uma vitória contra o então candidato Sebastião Oliveira…

Hoje, no entanto, as mãos que um dia simbolizaram união, amizade e confiança, se voltam contra Duque e seu projeto de sucessão, rumo a mais uma disputa pelo poder no município. Eis a cena de um casamento que se foi como uma nuvem desfeita em mágoas…