Publicado às 03h37 deste domingo (8)

O “Viagem ao Passado” deste domingo convida o amigo leitor a adentrar pelo universo musical serra-talhadenses dos anos de 1980, um período nostálgico, onde a diversão rolava entre o CIST, a Concha Acústica e o Batukão.

Foi uma época em que as trilhas musicais das novelas e dos filmes estabeleciam uma relação direta com os jovens daquela geração. Possuir uma TV e um som 3 em 1 era símbolo de status social, apesar disso, tudo era motivo para festas e diversão.

Foi nesse cenário extrovertido que a Planeta Terra, que já era famosa por acompanhar o cantor Assissão, lançou o seu disco. Na imagem acima é possível ver a capa do LP, gravado em um estúdio da cidade do Recife, só que a foto da capa foi feita em uma das ‘ribanceiras’ próximas ao poço do curtume, no Rio Pajeú, a fotografia foi feita por Anacleto Reis.

Muitos pensam que este LP contém músicas de forró, mas na realidade ele é um trabalho totalmente autoral, com algumas baladas e também pop rock, todas as músicas compostas pelos componentes da banda, sendo três de Orlando Lima (Zé Orlando) e uma versão em português de um sing internacional feita por Assissão.

O disco foi lançando em 1986, faziam parte da banda Planeta Terra os músicos: Arnor de Lima (teclado), Zé Orlando (contra baixo), João Harmonia (guitarra e voz) e Douglas Batera (bateria). Dada à importância histórica da obra, o valor de um LP da banda em tempos atuais é incalculável.