Do CNN

 

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), autorizou nesta quinta-feira (28) a liberação da aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 para a população com 18 anos ou mais. Com a medida, a cidade é a nona capital a anunciar a ampliação da vacinação de reforço para a população geral. A lista inclui ainda Teresina (PI), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Aracaju (SE), São Luís (MA), Natal (RN) e Maceió (AL).

A orientação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses do primeiro reforço. No entanto, a pasta não recomendou a vacinação com a 4ª dose para a população abaixo de 40 anos. A ampliação na oferta tem sido mantida pelas secretarias estaduais e municipais.

Veja também:   Noite de forró nos bares e restaurantes de ST

De acordo com um levantamento da CNN, pelo menos 21.744.107 doses do 2º reforço foram aplicadas no país, o que representa 10% da população brasileira. O estado com a maior cobertura vacinal é São Paulo, com quase 10 milhões de aplicações.

As demais capitais também aplicam a quarta dose, mas em faixas etárias diferentes e divididas por escalonamento. Confira os detalhes:

  • 5 capitais vacinam a população a partir de 30 anos: Rio Branco (AC), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Belém (PA) e Goiânia (GO);
  • 3 capitais vacinam a população de 35 anos: Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Salvador (BA);
  • 10 capitais vacinam a população de 40 anos: Porto Velho (RO), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO) e João Pessoa (PB)
Veja também:   jovens desaparecem após ataque do Boko Haram