Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Por Clayson Cabral, especial para o Farol de Notícias

Publicado às 04h32 desta quarta-feira (11)

A profissão de barbeiro já possui uma história “santificada” trazida ao Brasil pelos jesuítas. Com um papel muito importante na sociedade, antigamente eram eles que resolviam pequenos problemas de saúde como a famosa extração de dentes, sendo quase uma tortura devido o uso de instrumentos rústicos. Essa fase ficou para trás e hoje no século 21 a profissão cresceu e se modernizou.

A reportagem do Farol conversou com Jota Hildo, de 52 anos, um senhor calmo e iluminado por um semblante de paz, tanto nos modos de agir como de falar. Jota já foi um grande radialista e agora atua como barbeiro e também pastor em seu humilde salão que é quase um santuário, localizado no Beco dos Barbeiros no Centro de Serra Talhada.

O pastor nasceu e se criou no Sítio Cachoeira, a cerca de 17 km da cidade. Morou lá até os 12 anos e depois veio para a zona urbana estudar na Escola Solidônio Leite. Devido uma infância difícil, com pouquíssimas oportunidades, assumiu a pesada responsabilidade de um casamento aos 19 anos.

O sustento tirava do trabalho na roça muito cedo. Tempos depois cresceu a sua curiosidade pelo rádio, pela forma como era elaborada as notícias e reportagens. O faro caçador lhe deu uma profissão que durou 15 anos nas ondas AM.

Iniciou na extinta Rádio A Voz do Sertão AM e teve outras pequenas passagens na Líder e Vila Bela FM de Serra Talhada, além de outros municípios como Petrolina e Conceição na Paraíba.

“Minha vida na rádio eu diria que foi um momento muito importante e gratificante em termos de profissionalismo como locutor nunca vou esquecer”, disse o barbeiro.

A REVELAÇÃO

Com passar do tempo pelas idas e vindas de Petrolina e Serra Talhada, Jota Hildo teve a revelação, algo que para ele faria muito sentido em sua vida quando se converteu a palavra de Deus. O ano era 2001. Segundo ele, recebeu a missão divina de seguir os passos de Jesus. Se interessou pela peregrinação, quis saber mais sobre a Palavra e conhecer o poder da fé dos versículos da Bíblia.

“Eu sempre quis saber que poder era esse de um pastor ler um versículo e ele fazer uma pregação de 40 ou 50 minutos a 1 hora. Eu pensei até que aquilo seria gravado que, na verdade não é. Pastor é apenas um instrumento, o poder mesmo está em Deus”, conta Jota Hildo.

O barbeiro-pastor-radialista recebe seu público todo santo dia e consegue sem problemas conciliar as duas coisas, a pregação e o ofício com tesoura e lâmina, como uma faca de dois gumes. Jota tem os fortes traços dos barbeiros à moda antiga, não cura com extração de dentes ou dores do corpo.

A sua cura é para os problemas do espírito e da face em desalinho. No meio do processo, o freguês sai de cabelo cortado, barba feita e, de brinde, com a alma lavada com direito a oração e benção de despedida para cada “ovelha” – desgarrada ou não – que adentra em seu salão.

“O homem nasceu e cresceu, o homem aprendeu alguma coisa na vida, viveu uma coisa difícil ou boa. Mas a coisa mais importante é ele se render a Jesus”, aconselhou o Jota, o barbeiro-pastor.