otoni-farol-2

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Rapidamente: qual o item indispensável numa campanha eleitoral, quando se pensa em disputar um cargo de prefeito? Gritam logo os mais céticos: ‘dinheiro, antes de mais nada!’. No entanto, nas eleições deste ano em Serra Talhada, um candidato rema contra a maré de prognósticos pecuniários, travando uma odisseia franciscana rumo à prefeitura e provando que é necessário ter apenas disposição e o apoio da família. Com uma equipe de campanha reduzida a praticamente familiares mais próximos, Otoni Cantarelli (PCdoB) não se incomoda com a força da rama capitalista dos adversários.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), e carinhosamente chamado “Toninho” pelos colegas, o candidato vem sustentando uma das campanhas mais modestas da história política do município. Cantarelli registrou em suas doações de campanha junto à Justiça Eleitoral, até agora, só R$ 900. De acordo com sua prestação de contas, o dinheiro foi pago pelo pai, Otoni Pereira, 59 anos, que é aposentado. “Meu pai é o principal doador da minha campanha”, reforça o jovem, com bom humor.

Sem o mesmo fôlego financeiro dos adversários para contratar um arsenal de assessores, Otoni conta primeiramente com a mãe, Virtuosa Cantarelli, 59 anos. “Ela está atuando tanto como assessora jurídica e também cuida da parte de contabilidade da campanha”, revela o candidato. Já seu irmão mais novo, Victor Cantarelli, 30, que é arquiteto, vem contribuindo na diagramação de ‘santinhos’, criação de folders e imagem do candidato no Facebook. Perguntado sobre os custos com a impressão do material de campanha, Otoni não poderia ser mais comunista: “Eu imprimi em minha casa mesmo, na minha impressora”.

Em outra estratégia, Otoni conta com ajuda da irmã, Elaine Cantarelli, 31 anos, que é advogada. O candidato obtém dela o valioso trabalho de redação e revisão de textos, especialmente da escritura do seu plano de governo, biografia e ‘santinhos’. Fora isso, o candidato assume sozinho a empreitada de atualizar diariamente a própria página no Facebook, além de debater com internautas, e pensar a própria agenda de campanha.

Otoni diz que não se intimida em disputar a Prefeitura de Serra Talhada sem muito dinheiro, pois tem energia de sobra. Ele acredita que a população vem entendendo o seu recado.  “Que é aproximar mais a governança da população. Mesmo com dificuldades, acreditamos que poderemos realmente propor um governo com participação popular”, resume Cantarelli, justiçando-se: “Minha equipe é pequena, por isso estamos até demorando para postar as informações junto à Justiça Eleitoral”.

Foi dessa forma, com simplicidade, instinto comunitário e boa dose de coragem, que o candidato do PCdoB atingiu 1,3% das intenções de voto em Serra Talhada, segundo as últimas pesquisas de opinião. Esperançoso, o engenheiro resume com uma frase o sentimento que marca o seu desafio político: “Minha campanha é a mais simples, mas é a mais sincera”.

‘Otoni pai’ mostra o material de campanha impresso dentro de casa: ele é o principal doador da campanha do filho

otoni-farol-4

A mãe Virtuosa Cantarelli presta apoio afetivo e operacional

otoni-farol-1

A irmã Elaine cuida da manufatura dos textos, inclusive do plano de governo 

otoni-farol-3

Sem assessores, Otoni Cantarelli atualiza o Facebook de sua campanha diariamente e conversa com eleitores pelas redes sociais

otoni-farol-5

otoni-farol